Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

IRD: NORM VIII SYMPOSIUM | 18-21 Out

Material radioativo de ocorrência natural é tema de encontro internacional no RJ

O Simpósio NORM VIII, de 18 a 21 de outubro, no Rio de Janeiro, será um fórum essencial para a indústria, academia e reguladores compartilharem experiências, avaliar os progressos realizados, identificar oportunidades e analisar em profundidade os desafios atuais sobre materiais radioativos de ocorrência natural (da sigla em inglês NORM).

O encontro reunirá uma audiência internacional na mesma cidade do Rio de Janeiro, onde há 17 anos ocorreu o primeiro esforço para intercâmbio de experiências no campo de NORM, o TENR II Simpósio, que contou com participantes de 22 países. É o oitavo de uma série iniciada na Holanda em 1997, seguida pela Alemanha, em 1998; Bélgica, 2001; Polônia, 2004; na Espanha, 2007; Marrocos, 2010 e China, 2013.

Esta edição de 2016 irá contemplar os avanços do conhecimento em pesquisa, explorar estudos de casos práticos e avaliar as implicações práticas da implantação das normas internacionais e nacionais. Além disto, o evento busca identificar as necessidades da sociedade e de requisitos técnicos para os reguladores e para a indústria NORM. Dentre os tópicos de grande interesse deste evento encontram se as soluções práticas para a utilização, reciclagem e eliminação de resíduos, bem como a qualidade da amostragem e as medições em NORM.

Os participantes podem submeter trabalhos técnicos em áreas como implicações práticas dos regulamentos nacionais e internacionais; estudos nas indústrias de óleo e gás, carvão, processamento de metal pesado; proteção radiológica ocupacional nas indústrias NORM; gerenciamento de resíduos e rejeitos, entre outros temas.

Para mais informações, inscrições e submissão de trabalhos acesse http://normviii.ird.gov.br.

registrado em:
Fim do conteúdo da página