Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Centro de Informações Nucleares

3 dicas para se manter atualizado na área nuclear

Links relacionados:

Com o grande fluxo de informação atual e os inúmeros artigos publicados diariamente, acompanhar as novidades da área nuclear, assim como de outras áreas, tornou-se mais difícil, exigindo cada vez mais tempo para selecionar aquilo que realmente importa. Mas existem ferramentas gratuitas que podem ajudar muito nesta tarefa:

1. SONAR INIS (somente área nuclear e correlatas)

O SONAR INIS é um serviço personalizado e gratuito, oferecido pelo Centro de Informações Nucleares (CIN) da CNEN. Ao se cadastrar através do site, é criado um perfil de interesse e mensalmente o usuário recebe um email com o resumo de trabalhos científicos publicados na sua área. O grande diferencial do serviço é utilizar a base de dados INIS, da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA)

2. Google Acadêmico (todas as áreas)

O Google Acadêmico é uma ferramenta bastante interessante pela sua abrangência e facilidade de uso. Contudo, um recurso que poucos usuários utilizam é o alerta personalizado. Ao acessar a página principal do Google Acadêmico, na barra superior clique em “alerta”. Depois disso, basta escrever a palavra-chave do seu interesse e criar seu alerta personalizado. Dessa forma, você receberá no seu email sugestões de artigos publicados do seu interesse.

3. Redes Sociais para pesquisadores (todas as áreas)

Provavelmente você já ouviu falar do Research Gate, do Academia ou de outra rede social voltada a pesquisadores. Em geral, essas redes são excelentes ferramentas de atualização em todas as áreas do conhecimento. Você pode buscar artigos científicos através de palavras-chaves e também acompanhar as publicações de pesquisadores de destaque. Além disso, em algumas ainda há possibilidade de encontrar vagas de emprego.

Fim do conteúdo da página