Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

CNEN usa realidade virtual para apresentar energia nuclear na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Rio de Janeiro

realidade virtual para texto site

       Estudantes conhecem mais sobre energia nuclear com recursos da realidade virtual desenvolvidos no IEN

 

 

Uma visita ao reator nuclear Argonauta e ao depósito de material radioativo do Instituto de Engenharia Nucelar (IEN). Tudo isso sem sair da frente do computador. Esta é uma das possibilidades apresentadas no estande da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) montado no campus do Observatório Nacional (ON) e do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), localizado no bairro São Cristóvão, no Rio de Janeiro (RJ). A atividade faz parte da programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

 

As visitas virtuais são possíveis graças a trabalhos desenvolvidos no Laboratório de Realidade Virtual do IEN, unidade da CNEN no Rio de Janeiro. Utilizando equipamentos e softwares bastante avançados, é possível criar ambientes do mundo digital que provocam sensações bastante semelhantes às de uma visita real a instalações do reator ou do depósito de rejeitos radioativos. “Parece que a gente está mesmo caminhando dentro destes lugares”, diz a estudante Priscila Marins, que visitou o estande da CNEN junto com colegas de turma de uma escola municipal da cidade do Rio de Janeiro.

 

Os estudantes também se mostraram bastante interessados por uma animação com tecnologia 3D que aborda benefícios dos usos pacíficos da energia nuclear, focando na utilização como fonte geradora de energia elétrica. Além de utilizarem recursos tecnológicos como estes para conhecerem um pouco mais sobre energia nuclear, os visitantes do estande da CNEN contam também com servidores do IEN à disposição para detalhar ainda mais os conteúdos apresentados e tirar dúvidas dos interessados.

 

O estande da CNEN faz parte da Mostra dos Institutos de Pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), que está sediada no campus ON/MAST, entre os dias 18 e 23 de outubro, como parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que ocorre em todo o Brasil.  Até sexta-feira, o estande da CNEN pode ser visitado entre 9 e 16 horas. No sábado e domingo, das 14 às 18 horas. O campus ON/MAST possui dois acessos, ambos no bairro São Cristóvão. Pelo ON, na Rua General José Cristino, nº 77. Pelo MAST, na Rua General Bruce, nº 586. 

registrado em:
Fim do conteúdo da página