Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

IRD recebe membros do Conselho de Segurança Nuclear da Espanha

IRD e CSN Espanha

Delegação do CSN conhece o laboratório de raios X de baixa e média energia, que possibilita realizar
medições das radiações liberadas por aparelhos emissores de raios X para uso médico

Foto: Lilian Bueno/ Ascom IRD

 

   Uma delegação do Conselho de Segurança Nuclear da Espanha (CSN), órgão regulador da área naquele país, visitou o Instituto de Radioproteção e Dosimentria (IRD) no último dia 23 de fevereiro. Da visita participaram o Conselheiro do CSN Fernando Castelló Boronat, e sua assessora Inmaculada Simón Cirujano, além de Alfredo de los Reyes, assessor de relações internacionais do CSN e Presidente do Comité Técnico Executivo do Fórum Iberoamericano de Organismos Reguladores Radiológicos e Nucleares. Eles foram acompanhados por Cristóvão Marinho, coordenador de Assuntos Internacionais da CNEN.

 

   O diretor do IRD,José Ubiratan Delgado, apresentou as atividades desenvolvidas no instituto e levou os visitantes às áreas de emergência, metrologia de raios X, gama, nêutrons e radionuclídeos, além da estação de monitoramento global que transmite informações para o Centro de Dados Internacional da Comissão Preparatória para a Organização do Tratado para a Proibição Completa de Testes Nucleares.

  

   Na sede da CNEN, no dia 24 de fevereiro, eles assistiram a uma apresentação sobre a Diretoria de Radioproteção e Segurança Nuclear da Comissão e também apresentaram as atividades do CSN, órgão governamental que atua para proteção à população e ao meio ambiente com relação às aplicações e usos da radiação ionizante na Espanha. O CSN reúne especialistas em várias áreas e também representantes da sociedade civil em seus comitês representativos.

 

   O Fórum Iberoamericano é composto por organismos reguladores de Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Cuba, Espanha, México, Paraguai, Peru e Uruguai. Atualmente, é presidido pela Argentina, que passará o cargo ao Brasil em julho, já que ele é ocupado de forma alternada a cada ano por um país membro.

 

Mais informações sobre o CSN em www.csn.es
Sobre o Fórum Iberoamericano acesse www.foroiberam.org

 

Comunicação IRD

registrado em:
Fim do conteúdo da página