Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

CNEN e DOE realizam reunião sobre acordo de cooperação

   O Grupo Permanente de Coordenação do Acordo de Cooperação entre a Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) e o Departamento de Energia dos Estados Unidos (DOE) realizou reunião no dia 5 de maio. O encontro aconteceu na sede da CNEN.

   A reunião contou com a participação de integrantes de unidades do DOE: Ruth Smith e Jim Solit (National Nuclear Security Administration); Riyaz Natha (Sandia National Lab) e Joseph Gintner e Sarah Frazar (Pacific Northwest Lab). A CNEN foi representada por Viviane Simões, da Coordenação-Geral de Assuntos Internacionais (CGAI) e por integrantes da Coordenação de Salvaguardas e Proteção Física (COSAP): Lilia Palhares, Marcos Grund, Josélio Monteiro Filho, Luiz Fernando Torres e Renato Tavares.

   Durante a reunião foi feita uma apresentação sobre as estruturas de cada organização e sobre ações de segurança (nuclear e radiológica). Além disso, foram discutidos projetos em andamento, relativos a medidas não destrutivas de material nuclear e a programas de intercomparação laboratorial e medidas analíticas de urânio para fins de controle e salvaguardas.

  Ficou prevista, ainda, a realização de novos projetos, que incluem dois treinamentos para 2018 na área de segurança física. Além da reunião na sede da CNEN, os especialistas visitaram a instalação de produção de pó/pastilhas e elementos combustíveis da INB/Resende.

registrado em:
Fim do conteúdo da página