Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

CNEN e AIEA promovem reunião sobre aspectos regulatórios dos materiais radioativos de ocorrência natural na indústria de petróleo e gás

 

 Evento Walter

                 Participantes da reunião promovida pela Direj/CNEN e AIEA no Rio de Janeiro                                          Foto: Douglas Troufa

 

A Divisão de Rejeitos Radioativos (DIREJ) da Diretoria de Radioproteção e Segurança Nuclear (DRS) da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) e a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) promovem, entre os dias 12 e 16 de junho, uma reunião com países da América Latina e Caribe sobre identificação e controle, na indústria de petróleo e gás, de materiais radioativos de ocorrência natural, mais conhecidos pela sigla em inglês norm (naturally occurring radioactive material). O evento ocorre no Rio de Janeiro e conta com participação de profissionais do Brasil, Argentina, Bolívia, Cuba, Equador, Guatemala, México, Peru e Venezuela.

 

O objetivo da reunião é abordar questões de segurança relacionadas à exposição a estes materiais radioativos, de forma a aperfeiçoar o controle regulatório e garantir a segurança de trabalhadores das indústrias de petróleo e gás, do público em geral e do meio ambiente em relação ao norm. Cada país participante está apresentando sua experiência sobre o tema, tanto do ponto de vista de quem regula como de quem opera em atividades onde podem ocorrer norm. Além disso, estão sendo analisados procedimentos regulatórios recomendados por organismos internacionais buscando identificar as necessidades dos órgãos reguladores de cada país, especialmente no que diz respeito à capacidade e infraestrutura necessárias para ações regulatórias.

 

 

Após as apresentações dos países participantes, dos debates e análises, será elaborado um guia prático para orientar estes países no processo de caracterização dos rejeitos radioativos oriundos da indústria de petróleo e gás. O guia fornecerá também recomendações para a proteção dos trabalhadores, do público em geral e do meio ambiente. 

registrado em:
Fim do conteúdo da página