Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

CIN promove o VII CINforme com a Palestra - "Curadoria Digital em Instituições de Memória Cultural: criação, reutilização e disseminação de acervos"

Foto palestra Cinforme

     Dr. Aquiles Brayner durante palestra na sede da CNEN                                                               Foto: Douglas Troufa

 

O Centro de Informações Nucleares (CIN) da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) promoveu a sétima edição do CINforme com a palestra "Curadoria Digital em Instituições de Memória Cultural: criação, reutilização e disseminação de acervos". O evento ocorreu no dia 4 de julho, no auditório Carneiro Felippe, na sede da instituição, no Rio de Janeiro.

O palestrante, Dr. Aquiles Alencar Brayner, curador digital da British Library, discutiu como as instituições de memória cultural e científica, através da Curadoria Digital, vêm respondendo às mudanças em nossas práticas de busca e acesso à informação após o advento da Internet.

Servidores, alunos e bolsistas da CNEN, além de outros interessados, participaram do evento e aprofundaram seus conhecimentos a respeito da preservação, manutenção e avaliação de informações digitais, utilizando formas mais inteligentes e significativas de seleção e difusão do conteúdo no meio digital, a partir de ferramentas colaborativas da chamada Web 2.0, com apoio dos usuários e a sua inteligência coletiva na organização desta informação.

Exemplos de projetos realizados pela British Library e do projeto Coleção Afro-Brasileira BNDigital da Fundação Biblioteca Nacional foram apresentados na palestra, cujos slides estão disponíveis no link: https://www.slideshare.net/Aquilesbrayner/cnen-4-julho2917

registrado em:
Fim do conteúdo da página