Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

CNEN monta estandes com exposições sobre energia nuclear em quatro cidades brasileiras

A Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) realiza nesta semana, em quatro cidades brasileiras, exposições sobre aplicações da energia nuclear. Dentro da programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, foram montados estandes em Brasília, Rio de Janeiro e Angra dos Reis. Em Belo Horizonte, a CNEN ocupa um estande na exposição que ocorre na International Nuclear Atlantic Conference (INAC-2017). Nestes espaços, o público pode conhecer diferentes aplicações de técnicas nucleares que trazem benefícios à medicina, indústria, agricultura, pesquisa, entre outras áreas. Também está sendo apresentada a estrutura da CNEN para garantia da segurança destas atividades.

No Rio de Janeiro, a exposição ocorre no campus do Observatório Nacional (ON)/Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast), no bairro São Cristóvão. Uma equipe do Instituto de Engenharia Nuclear (IEN), unidade da CNEN no Rio de Janeiro, levou para lá os trabalhos desenvolvidos no Laboratório de Realidade Virtual, o que permite realizar uma visita ao reator nuclear Argonauta e ao depósito de material radioativo do IEN sem sair da frente do computador. Utilizando equipamentos e softwares bastante avançados, foi possível criar ambientes do mundo digital que provocam sensações bastante semelhantes às de uma visita real. Também está sendo apresentada uma animação com tecnologia 3D que aborda benefícios dos usos pacíficos da energia nuclear, focando na utilização como fonte geradora de energia elétrica.

Em Angra dos Reis, a exposição ocorre na Praça Zumbi dos Palmares, na região central da cidade. No estande da CNEN montado neste local é possível conhecer algumas características das radiações ionizantes, a aplicação da energia nuclear para esterilização de alimentos, equipamentos de segurança relativos a energia nuclear, entre outros. Servidores do Distrito de Angra dos Reis (Diang), unidade da CNEN na região, atendem o público, dão explicações e tiram dúvidas sobre o conteúdo da exposição.

Em Brasília, o estande conta com servidores de diferentes unidades da CNEN: Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN), Instituto de Radioproteção e Dosimetria (IRD), Centro Regional de Ciências Nucleares do Centro-Oeste (CRCN-CO) e Escritório de Brasília (ESBRA). Com 188 metros quadrados, é o maior dos estandes da CNEN em atividade esta semana.  Os visitantes podem conhecer a estrutura da CNEN, diferentes aplicações da energia nuclear e também equipamentos utilizados em ações de segurança. Um medidor de radiação de corpo inteiro móvel, usado para análise de radioacidentados, pode ser visto no local. O equipamento foi adaptado a um veículo do tipo van, o que permite um melhor atendimento a emergências em qualquer parte do País.

 

EXPOSIÇÕES DA CNEN na Semana Nacional de Ciência e Tencologia. Programe-se!

 

Brasília

Local: Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, na Asa Sul.

Data/horário: Dias 23 e 25 a 29/10, das 8:30 às 18 horas. Dia 24/10, das 8:30 às 22 horas.

 

Rio de Janeiro

Local: Campus ON/MAST (Rua General Bruce, 586 - São Cristóvão, Rio de Janeiro/RJ)

Data/horário: Dias 24 a 27/10, das 9 às 17h. Dias 28 e 29/10, das 14 às 20h

 

Angra dos Reis 

Local: Praça Zumbi dos Palmares, região central da cidade.

Data/horário: De 24 a 26/10, das 8h30 às 18 horas.

 

 

INAC-2017

Na INAC-2017, a CNEN também apresenta sua estrutura e as aplicações da energia nuclear em estande que conta com participação de servidores do Instituto de Radioproteção e Dosimetria (IRD), unidade da CNEN no Rio de Janeiro, e do Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN), unidade da CNEN em Belo Horizonte. No espaço para exposições da conferência podem ser conhecidas várias instituições da área nuclear.  A INAC-2017, promovida pela Associação Brasileira de Energia Nuclear (Aben), foi aberta oficialmente ontem (22/10) e ocorre até sexta-feira (27) no Dayrell Hotel & Centro de Convenções, na capital mineira. A exposição pode ser visitada até quarta-feira, das 9 às 17 horas, e na quinta-feira, das 9 às 12 horas. 

 O presidente da CNEN, Paulo Roberto Pertusi, falou na abertura da INAC-2017. Em seu discurso, ele destacou a importância da Aben para a promoção da energia nuclear no Brasil e a necessidade da parceria e esforço conjunto dos vários profissionais e instituições do setor nuclear para que as tecnologias nucleares beneficiem cada vez mais a sociedade brasileira. A programação do evento inclui ainda uma visita técnica ao CDTN, prevista para sexta-feira. 

Texto: Luis Machado

 

 

Estande CNEN na INAC

 Público da INAC, em Belo Horizonte, visita estande da CNEN.                              Foto: IRD

 

Estande CNEN no campus ON MAST

Estudantes em atividades de realidade virtual do estande da CNEN no campus ON/MAST, no Rio de Janeiro.                       Foto: IEN

 

 

Estande CNEN em Angra dos Reis

Equipe do Diang no estande da CNEN em Angra dos Reis.                                Foto: Diang

 

Estande CNEN Brasília

 Estande da CNEN em Brasília, com 188 metros quadrados.                              Foto: Esbra

 

Entrevista no estande BSB

Expositores do estande da CNEN em Brasília dão entrevista sobre irradiação de alimentos.                 Foto: Esbra

 

abertura da INAC

Presidente da CNEN no Painel "Perspectivas nacionais do setor nuclear" na INAC 2017                                          Foto: COCOM

 

BSB estudantes irradiação alimentos

Em Brasília, estudantes interessados na irradiação de alimentos  Foto: Esbra

EM  

registrado em:
Fim do conteúdo da página