Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

CNEN realiza transporte de elementos combustíveis de reator subcrítico da UFPE para o IPEN

Entre os dias 18 e 20 de outubro de 2017, a Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) realizou o transporte dos elementos combustíveis da Unidade Subcrítica (RESUCO) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) para o Depósito de Estocagem de Material Nuclear do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN). A operação ocorreu em cooperação com a UFPE e a Força Aérea Brasileira (FAB). A Unidade Subcrítica estava fora de operação há mais de vinte anos e havia interesse da Universidade na transferência do material.

A primeira etapa do transporte, sob responsabilidade da UFPE, teve início ainda no dia 18/10 com o carregamento de 30 caixas (contendo 266 elementos combustíveis) no veículo de transporte e preparação dos veículos de escolta. No dia 19/10 o comboio partiu às 8:30h da Universidade em direção à Base Aérea de Recife.

A segunda fase do transporte, sob a responsabilidade da FAB, teve início com o carregamento dos embalados nos pallets para embarque no avião C-295, que deixou a Base Aérea às 15h (hora local de Recife), com pouso na Base Aérea de São Paulo às 21h.

A fase final, sob responsabilidade do IPEN, iniciou-se na Base Aérea de Guarulhos, com o descarregamento pela FAB dos pallets, acondicionamento no veículo de transporte pelo pessoal do Instituto e deslocamento até o IPEN, onde chegou à 1h da madrugada de 20 de outubro. O descarregamento e armazenamento no Depósito do IPEN foram realizados na manhã do dia 20. 

A operação foi realizada sem nenhum imprevisto e trará economia de recursos à CNEN em função da concentração em um mesmo local do material nuclear, que está sujeito a licenciamento e inspeções de controle e segurança física da CNEN, além de sofrer inspeções dos organismos internacionais de salvaguardas, Agência Brasileiro-Argentina de Contabilidade e Controle de Materiais Nucleares (ABACC) e Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA).

 

  

Base Aérea Recife 1

Equipes de escolta policial e da CNEN no transporte dos elementos combustíveis. (Foto: Divulgação/CNEN) 

 

Base Aérea Recife 4

Carregamento dos elementos combustíveis no avião da FAB. (Foto: Divulgação/CNEN)

 

IPEN

Equipe da CNEN no Depósito do IPEN. (Foto: Divulgação/CNEN)

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página