Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Diretor da AIEA visita unidades da CNEN

 

O diretor da Divisão do Ciclo do Combustível Nuclear, Tecnologia de Resíduos e Reatores de Pesquisa da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Christophe Xerri, realizou visitas a diferentes unidades da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) na semana passada.  Ele reuniu-se com diretores e demais profissionais da CNEN e discutiu possibilidades de cooperação técnica com a AIEA.

Christophe Xerri chegou ao Brasil no início da última semana. No dia 23/10, em Belo Horizonte, participou da International Nuclear Atlantic Conference (INAC-2017). Ele também realizou uma visita ao Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN), unidade da CNEN na capital mineira, e ao Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN), unidade da CNEN na cidade de São Paulo.

Na sede da CNEN, na sexta-feira (27/10), o diretor da AIEA reuniu-se na parte da manhã com servidores da Diretoria de Radioproteção e Segurança Nuclear (DRS). À tarde, esteve reunido com servidores da Diretoria de Pesquisa e Desenvolvimento (DPD). Nos encontros, detalhou possibilidades de cooperação técnica oferecidas pela AIEA que podem interessar ao Brasil. Além disso, pode conhecer as áreas e projetos específicos nos quais há maior interesse da CNEN em contar com cooperação da AIEA. As reuniões com Christophe Xerri foram acompanhadas por profissionais da Coordenação-Geral de Assuntos Internacionais (CGAI) da CNEN.

Outras instituições do setor nuclear brasileiro também receberam atenção do diretor da AIEA. Christophe Xerri esteve em Resende (RJ), onde conheceu a Fábrica de Combustível Nuclear (FCN) da Indústrias Nucleares do Brasil (INB). Visitou também a Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto (CNAAA), em Angra dos Reis (RJ). 

Texto: Luís Machado

 

 

Xerri cortado

Christophe Xerri (à esquerda) em reunião com DRS/CNEN                                  Foto: Douglas Troufa

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página