Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

José Carlos Bressiani recebe o Prêmio Mérito Nuclear 2017

Prêmio bressiani

 José Carlos Bressiani (esq.) recebe o prêmio das mãos de Celso Cunha (dir.), presidente da ABDAN (Foto: Divulgação / ABDAN)

 

Na sexta-feira (1/12) o Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Comissão Nacional de Energia Nuclear - CNEN, José Carlos Bressiani, recebeu o Prêmio Mérito Nuclear 2017, concedido pela Associação Brasileira para Desenvolvimento de Atividades Nucleares - ABDAN.

Esta é a primeira vez que a ABDAN homenageia as pessoas que vem contribuindo com a indústria nuclear ao longo das décadas.

Dr. Bressiani, engenheiro de Materiais e servidor do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - IPEN desde 1975, exerce o cargo de Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Comissão Nacional de Energia Nuclear desde julho de 2017. “Ele representa a academia e, ao mesmo tempo, a nossa área de interesse. É uma pessoa muito ligada à ciência”, disse Celso Cunha, presidente da ABDAN. Bressiani atuou como orientador de 16 dissertações de mestrado e 18 teses de doutorado, é autor/co-autor de mais de 370 trabalhos científicos (revistas, capítulos de livros e anais), foi membro de diversos conselhos técnicos, de conselhos universitários e de comissão de pós-graduação.

O prêmio Mérito Nuclear é uma das novidades da entidade em 2017 e se repetirá regularmente. “A ideia é que em todos os anos sejam premiadas as pessoas que mais contribuem com o setor. Será um momento para nós juntarmos todos esses agentes que estimulam o segmento”, afirmou o presidente da ABDAN, Celso Cunha.

Além de José Carlos Bressiani, foram premiados o Almirante de Esquadra Bento Costa Lima de Albuquerque Junior, Diretor-Geral de Desenvolvimento Nuclear Tecnológico da Marinha; Leonam dos Santos Guimarães, Presidente da Eletronuclear e Ronaldo Arthur Cruz Fabrício, Vice-Presidente Executivo da ABDAN.

registrado em:
Fim do conteúdo da página