Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

CIN promove o curso de Gestão de Dados de Pesquisa

O Centro de Informações Nucleares (CIN) da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) promoveu o curso “Gestão de Dados de Pesquisa”, no dia 8 de dezembro, no auditório Carneiro Felippe, na sede da instituição, no Rio de Janeiro.

O curso foi ministrado pelos pesquisadores Luis Fernando Sayão (CIN/CNEN) e Luana Salles (IEN/CNEN e IBICT), referências nacionais no assunto.

Sayão abordou a necessidade de se reconhecer o enorme potencial dos dados de pesquisa e compreender que esses dados, se devidamente tratados, preservados e gerenciados, podem constituir uma fonte inestimável de recursos informacionais para a pesquisa científica e para o ensino da ciência. Os repositórios de dados se incorporam rapidamente à infraestrutura mundial de informação científica e, dessa forma, as coleções de dados podem ser usadas, reusadas e compartilhadas.

Servidores, pesquisadores, bibliotecários, arquivistas, além de outros interessados, participaram do evento e aprofundaram seus conhecimentos a respeito de uma gestão eficiente dos dados que cobre todos os aspectos relativos à manipulação, organização, documentação e agregação de valor, e que tem um papel crucial como facilitador nos processos de compartilhamento dos dados, na garantia da sustentabilidade e acessibilidade dos dados em longo prazo.

registrado em:
Fim do conteúdo da página