DRS realiza workshop sobre Ameaças-Base de Projeto Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

DRS realiza workshop sobre Ameaças-Base de Projeto

A Diretoria de Radioproteção e Segurança Nuclear (DRS), da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), através do Centro de Apoio à Segurança Física Nuclear (CENASF), realizam na semana de 16 a 20 de abril, o workshop sobre Ameaças-Base de Projeto.

A abertura do evento ocorreu no auditório Carneiro Felippe e contou com a presença de autoridades da área de segurança e inteligência, como ABIN, GSI, Secretaria de Segurança do Estado do RJ, polícias Federal, Rodoviária Federal e Militar do Estado do RJ, Defesa Civil do Estado do RJ, além de representantes dos operadores nucleares brasileiros e especialistas da CNEN.

O workshop faz parte de um acordo entre o governo brasileiro e o Departamento de Energia dos EUA (DoE), sendo conduzido por instrutores pertencentes às seguintes unidades do DoE: Sandia National Laboratories, Pacific Northwest Laboratories e National Nuclear Security Administration.

Durante a semana, os participantes aprenderão como utilizar as ferramentas existentes e os métodos consolidados para o desenvolvimento de avaliações de ameaças e de uma ameaça-base de projeto (Design Basis Threat), além de permitir a formação de redes de contatos entre os participantes das diversas instituições.

           Os conhecimentos adquiridos poderão ser utilizados no aprimoramento das avaliações de ameaças às instalações nucleares brasileiras ou mesmo, caso seja a opção do país, no desenvolvimento de uma ameaça-base de projeto nacional, e um Plano Nacional de Resposta.

registrado em:
Fim do conteúdo da página