Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

IEN leva realidade virtual ao Bairro Imperial

 

   O Laboratório de Realidade Virtual (LabRV) do Instituto de Engenharia Nuclear (IEN) é um dos expositores, pela segunda vez, do projeto Turismo Cultural no Bairro Imperial de São Cristóvão, uma iniciativa dos museus e centros históricos e culturais do bairro realizada desde 2009, com apoio da Câmara Comunitária de São Cristóvão e do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Neste fim de semana, dias 19 e 20 de maio, oito instituições farão parte de um roteiro que inclui história, ciência, música, esportes e história militar. Ônibus gratuitos farão o circuito a partir da Quinta da Boa Vista.

   O IEN, unidade da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), é um dos convidados do Observatório Nacional (ON) e terá um estande onde irá apresentar algumas das experiências em realidade virtual desenvolvidas pelo LabRV com fins de treinamento e divulgação. Outras instituições que participam do roteiro são o Museu Nacional/UFRJ, o Museu Militar Conde de Linhares (MMCL), o Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast), o Centro Hípico do Exército, o Club de Regatas Vasco da Gama, o 1º Batalhão de Guardas (1º BG) e o Museu do Samba. Além das exposições haverá oficinas, demonstrações esportivas, observação do céu, aulas de samba e outras atividades.

   Realidade Virtual - No espaço de exposição CNEN/IEN poderá ser realizada uma visita virtual ao reator nuclear de pesquisa Argonauta e ao depósito de material radioativo do IEN. As visitas são possíveis graças a trabalhos desenvolvidos no Laboratório de Realidade Virtual do IEN. Utilizando equipamentos e softwares avançados, foram criados ambientes do mundo digital que provocam sensações bastante semelhantes às de uma visita real.

   O IEN também apresenta uma animação com tecnologia 3D que aborda benefícios das aplicações pacíficas da energia nuclear, focando no seu uso como fonte geradora de energia elétrica. As técnicas de RV são ainda utilizadas na simulação de situações de risco em grandes eventos e, na Medicina Nuclear, para treinamento dos profissionais de saúde e no esclarecimento aos pacientes e acompanhantes sobre os procedimentos realizados. Os visitantes do estande contarão com servidores do IEN à disposição para detalhar ainda mais os conteúdos apresentados e tirar dúvidas dos interessados. O espaço estará aberto no sábado (19) das 14h às 18h e no domingo (20) das 13h às 17.

   Veja a programação geral no link do Mast: http://www.mast.br/images/noticias/Turismo-Cultural-2018_programacao.jpg

 

Comunicação CNEN/IEN

registrado em:
Fim do conteúdo da página