Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Treinamento no IRD sobre coleta de amostras ambientais

IRD Ambiental coleta de amostras de águas subterrâneas

Coleta de amostras de águas subterrâneas                                                      

 

O Instituto de Radioproteção e Dosimetria (IRD) ministrou curso sobre coleta de amostras ambientais nos dias 29 e 30 de maio, em sua sede, na Barra da Tijuca, para membros das Forças Armadas que integram o Sistema de Proteção ao Programa Nuclear Brasileiro (Sipron), Defesa Civil e profissionais da saúde atuando em Hospitais de Campanha. Eles receberam treinamento sobre os procedimentos a serem adotados em coletas ambientais e tiveram aula prática sobre coleta de amostras de solo e águas subterrâneas. A capacitação contou com a participação de profissionais da Divisão de Radioproteção do IRD e da Divisão de Emergências Radiológicas e Nucleares.

Os participantes também conheceram os laboratórios da Divisão de Radioproteção do IRD, com a finalidade de entender como a amostra é preparada para análise e os processos envolvidos até que se obtenha um laudo identificando e quantificando a presença de radionuclídeos. Nos laboratórios de radiometria, radioquímica, espectrometria, entre outros, são realizadas análises para determinação das concentrações de radionuclídeos e elementos estáveis.
"A alta sofisticação e a precisão dos equipamentos foram explicadas aos participantes por técnicos, pesquisadores e bolsistas, que atuam para manter a excelência dos serviços realizados e do conhecimento científico gerado", explicou o chefe da Divisão de Radioproteção do IRD, Paulo Roberto Ferreira. O gestor afirmou ainda que o curso ministrado regularmente por solicitação do Sipron irá se tornar um treinamento regular na grade de cursos de extensão do IRD.

A divisão técnica atua na formação de pessoal na área de radioproteção ambiental, ocupacional e de análises ambientais. Participa ainda das operações de planejamento e execução de ações de atendimento a emergências nucleares e radiológicas. Pela expertise acumulada, presta assessoria e serviços relacionados ao licenciamento de instalações, além do próprio IRD. 

 

Foto e texto: Lilian Bueno

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página