VI Workshop de Inovação Tecnológica do IPEN traz novidades na área de empreendedorismo Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

VI Workshop de Inovação Tecnológica do IPEN traz novidades na área de empreendedorismo

Este ano, renomada psicóloga realizou trabalho prévio junto aos alunos de pós-graduação do Instituto visando identificar as questões mais relevantes para serem abordadas no evento

 

Foto Ipen Dr.Anderson Zanardi NIT

Dr. Anderson Zanardi, gerente do NIT-IPEN, destaca as novidades nesta sexta edição e a visibilidade que o evento dá às tecnologias disponíveis no Instituto

Foto: E .R. Paiva

   Empreendedorismo, Marco Legal da Inovação Tecnológica e Tecnologias Verdes são as três grandes temáticas do VI Workshop de Inovação no IPEN, a ser realizado de 19 a 21 de junho, na sede do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN), na Cidade Universitária. A participação é gratuita e as inscrições podem ser realizadas neste link disponível no Portal IPEN. Uma das novidades, nesta sexta edição, é a participação da psicóloga Ana Maria dos Santos Costa, mestre em gestão de pessoas e especialista em Psicologia do Trabalho.

   Com 25 anos de vivência nas áreas de gestão de pessoas e negócio, sustentabilidade e comunicação interna, Ana Costa abre a programação do dia 19, às 9h, abordando o tema "Competências de um Empreendedor de Sucesso”. A psicóloga já vem desenvolvendo um trabalho prévio junto aos alunos do IPEN no intuito de identificar as questões mais relevantes para eles sobre empreendedorismo, tema do primeiro dia do evento, que é promovido pelo Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) do Instituto.

"Estamos visitando todas as salas de aula no IPEN, conversando com os alunos sobre o workshop e distribuindo um questionário preparado ela Dra. Ana Costa, que é respondido pelos alunos objetivando realizar o perfil empreendedor dos nossos alunos”, afirmou Anderson Zanardi de Freitas, gerente do NIT-IPEN.

   Ainda na manhã do primeiro dia, participam, como palestrantes, Leandro Queiroz, consultor e mentor de Novos Negócios da Escola de Negócios do Sebrae, e Carlos Marcellus Cysne, gerente de Projetos na IVIA Inovação Tecnológica. Queiroz apresentará o tema "Da universidade para o mercado: por que este caminho parece distante?” e Cysne falará sobre "Práticas de agilidade no gerenciamento de projetos de tecnologia e inovação”. Após a série de três palestras, haverá uma mesa-redonda com debate entre os presentes.

   No período da tarde, haverá apresentação de Leonardo Teixeira, sócio-investidor da Blue-Whale; Bruno Avena de Azevedo, da ALTAVE (start up localizada na Incubaero, incubadora de empresas do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial – DCTA); Cláudio Rodrigues, do Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia – CIETEC, entidade gestora da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de São Paulo USP/IPEN; e Oswaldo Massambani, superintendente Regional da FINEP em São Paulo.

 

Lei de Inovação

   Outro diferencial deste ano, segundo Zanardi, é a série de palestras sobre a Lei de Inovação, temática do segundo dia do evento, quarta-feira, 20, a partir das 9h. "Vamos trazer representantes de diversos atores do sistema de inovação e teremos também a apresentação de projetos de inovação que estão em curso no IPEN. Os pesquisadores responsáveis vão abordar os pontos positivos e negativos vivenciados durante o processo de inovação”, acrescentou o gerente do NIT-IPEN.

   Entre os palestrantes estão Álvaro Prata, do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC), Vânia Nogueira Maria Cabral dos Santos, procuradora da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), autarquia à qual o IPEN é vinculado, Maria Paula Dallari Bucci, da Faculdade de Direito da USP, e os pesquisadores Leslie de Molnary, Denise Alves Fungaro, Barbara Paci Mazzilli e Fábio Coral. À tarde, Mauro Catharino, do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), ministra Oficina de Busca.

 

Feira Tecnológica

   O terceiro e último dia (quinta-feira, 21) é destinado à Feira Tecnológica, com foco em Tecnologias Verdes. É uma espécie de rodada de negócios, oportunidade para empresas e pesquisadores conversarem sobre tecnologias do IPEN nessa área. De acordo com Zanardi, do seu vasto portfólio, o NIT selecionou 20 para serem oferecidas. Foram convidadas 166 empresas, das quais 48 confirmaram presença. Nesse dia, que acontece no saguão do prédio do Ensino, haverá exposição das tecnologias selecionadas, com a participação do NIT para orientações e intermediações.

   "Esperamos concretizar alguns negócios nessa feira, mas o importante já esta sendo realizado, que é a divulgação do IPEN como instituto capaz de fornecer tecnologia para sociedade. Que possamos, com essas ações, incrementar a cultura de inovação no Instituto, bem como oferecer a nossos alunos uma nova oportunidade de futuro, que não se limita à vida acadêmica”, concluiu Zanardi.

   O VI Workshop de Inovação Tecnológica do IPEN conta com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq.

 

 

Serviço

O quê: VI Workshop de Inovação Tecnológica do IPEN

Quando: 19, 20 e 21 de junho

Horário: Das 9h às 16h e das 9h às 13 (último dia)

Onde: No Auditório Rômulo Ribeiro Pieroni, no Bloco A, (dias 19 e 20) e saguão do prédio do Ensino (dia 21), no campus do Instituto, na Cidade Universitária.

Contatos: (11) 3133-9151/9152 - e-mail: nit@ipen.br

Programação completa aqui.

 

 

Ana Paula Freire, jornalista MTb 172/AM
Assessoria de Comunicação Institucional - ACI
registrado em:
Fim do conteúdo da página