Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

CNEN participa de reunião do FORO sobre aplicação do sistema SEVRRA na avaliação de risco em novas técnicas de radioterapia

Sevra reunião maio 2018

Reunião sobre aplicação do sistema Sevra - Rio de Janeiro, 21 a 25 de maio.  

 

A Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) participou da segunda reunião do Foro Iberoamericano de Organismos Reguladores Radiológicos y Nucleares (FORO) sobre o Projeto de Extensão da Aplicação da Metodologia da Matriz de Riscos do Sistema de Avaliação de Risco em Radioterapia (SEVRRA) a novas técnicas de radioterapia. O objetivo do encontro, realizado de 21 a 25 de maio, no Rio de Janeiro, foi consolidar as avaliações de segurança nas práticas regulamentadas dos países membros da FORO.

O projeto visa atender a demanda de usuários, reguladores e da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) para aumentar a capacidade de realizar análise de risco aplicando a metodologia de matrizes de risco e a ferramenta SEVRRA às práticas de radioterapia de intensidade modulada (IMRT) e Medicina Nuclear Diagnóstica (MND).

Durante o encontro, foram apresentados e aprovados os avanços alcançados no desenvolvimento de modelos de risco para essas práticas. A CNEN foi representada na reunião pelos servidores Geórgia Santos Joana e Marcello Gonçalves, da Diretoria de Radioproteção e Segurança Nuclear (DRS). Além deles, participaram representantes de outros órgãos reguladores radiológicos e nucleares de países membros do FORO: Argentina, Chile, Cuba, Espanha, México e Uruguai, e também o secretário científico da AIEA, Rodolfo Cruz Suarez.

 

  

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página