CNEN participa da 70ª SBPC apresentando aplicações da energia nuclear Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

CNEN participa da 70ª SBPC apresentando aplicações da energia nuclear

   

IMG 20180728 100703557

(Foto: Claudio Braz/CNEN)

 

 

A Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) está presente na 70ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que ocorre de 22 a 28 de julho em Maceió, no campus da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Servidores de quatro unidades da Comissão apresentam diversas aplicações da energia nuclear na ExpoT&C: mostra de ciência, tecnologia e inovação que integra a programação da SBPC.

O estande sobre tecnologia nuclear montado dentro do espaço da ExpoT&C destinado ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) é compartilhado entre a CNEN e outras duas instituições do Ministério na área nuclear: INB e Nuclep. A CNEN está representada por servidores do Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN), Instituto de Engenharia Nuclear (IEN), Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN) e Instituto de Radioproteção e Dosimetria (IRD). Na manhã desta segunda-feira (23/7), o espaço da CNEN recebeu a visita do ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, e do presidente da CNEN, Paulo Roberto Pertusi.

O conteúdo apresentado pela CNEN é bastante amplo. Recursos de realidade virtual estão sendo usados para apresentar aplicações da energia nuclear. Com eles é possível que os visitantes façam uma visita ao reator nuclear Argonauta e ao depósito de material radioativo do IEN. Tudo isso sem sair da frente do computador.

As visitas virtuais são possíveis graças a trabalhos desenvolvidos no Laboratório de Realidade Virtual (LRV) do IEN. Utilizando equipamentos e softwares bastante avançados, foram criados ambientes do mundo digital que provocam sensações bastante semelhantes às de uma visita real a instalações do reator ou do depósito de rejeitos radioativos. Uma animação com tecnologia 3D aborda os benefícios das aplicações pacíficas da energia nuclear, focando no uso como fonte geradora de energia elétrica. Também são apresentadas atividades de produção de radiofármacos e trabalhos na área de tecnologia mineral desenvolvidos no IEN, principalmente no que diz respeito ao processo de mineração e beneficiamento de urânio.

Entre os temas apresentados pela CNEN também estão as atividades do Reator Nuclear TRIGA Mark I, que funciona no CDTN e é utilizado para pesquisa, análises por ativação neutrônica, aulas práticas de física de reatores, produção de radioisótopos para aplicações ambientais, médicas e industriais e treinamento de operadores de usinas nucleares. No estande é possível conhecer também as aplicações do Laboratório de Irradiação Gama (LIG) do CDTN, como a esterilização de materiais de uso médico, farmacêutico e odontológico, a desinfestação e aumento de vida útil dos alimentos, a atenuação da resposta imunológica por hemocomponentes, a preservação de bens culturais, irradiação de gemas e joias e pesquisas de tecnologias inovadoras.

  A produção de radiofármacos também está sendo apresentada pelo IPEN, maior produtor nacional destas substâncias. Em especial, o instituto traz para o estande novos radiofármacos que podem aprimorar o diagnóstico de diversas enfermidades e o tratamento do câncer. A contribuição do IRD ocorre em todas as aplicações de técnicas nucleares, focando na apresentação das medidas e cuidados adotados para garantia do uso seguro da energia nuclear e procedimentos para atendimento a emergências.

 

 

 

Palestras

 

Além das atividades do estande, a CNEN também está promovendo palestras sobre aplicações da energia nuclear e as medidas que garantem seu uso seguro. A programação da SBPC prevê três palestrantes da CNEN na terça-feira (24/7), no Pavilhão da ExpoT&C.

 

 

- 15 horas – Elder Magalhães de Souza (IRD/CNEN) – Proteção radiológica ambiental e monitoração em caso de acidente nuclear ou radiológico”.

 

- 15h30min - Carolina Braccini Freire (CDTN/CNEN) – Técnica de uso de geopolímero na gerência de rejeitos radioativos e na fabricação de peças pré-moldadas para construção civil”.

 

- 16 horas – Wilson Aparecido Parejo Calvo (IPEN/CNEN) – Aplicações da energia nuclear”.

 

 

IMG 20180728 094656683

 (Foto: Claudio Braz /CNEN)

IMG 20180728 115237182

(Foto: Claudio Braz/CNEN)

DSC06163

(Foto: Claudio Braz/CNEN)

DSC06252

(Foto: Claudio Braz/CNEN)

kassab e Pertusi no estande da CNEN

(Foto: Ana Paula Saint Clair /IEN)

registrado em:
Fim do conteúdo da página