Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

CNEN participa da 62ª Conferência Geral da AIEA

AIEA conferencia5

Delegação Brasileira em frente ao estande do Brasil

Entre os dias 17 e 21 de setembro acontece a 62ª Conferência-Geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), em Viena, Áustria. O presidente da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), Paulo Roberto Pertusi, os diretores Alexandre Gromann (Diretoria de Radioproteção e Segurança Nuclear - DRS) e José Carlos Bressiani (Diretoria de Pesquisa e Desenvolvimento - DPD) e a Coordenadora-Geral de Assuntos Internacionais, Viviane Simões compõem a delegação da autarquia no evento. Ao longo da semana, 77 eventos paralelos mostrarão trabalhos de ponta dos países membros, utilizando técnicas nucleares, destacando atividades e programas especiais.

Representantes dos Estados membros da AIEA, inclusive em nível ministerial ou superior, estão reunidos na Conferência para discutir os principais elementos das prioridades da Agência em seu trabalho sobre o uso pacífico de tecnologias nucleares. Durante a Conferência, os delegados considerarão uma série de questões, desde o fortalecimento das atividades da Agência relacionadas à ciência, tecnologia e aplicações nucleares, até a melhoria da eficiência das salvaguardas da AIEA e a crescente cooperação internacional em energia nuclear, transporte e segurança de resíduos.

Nos dias 18 e 19 de setembro ocorre o Fórum Científico intitulado “Tecnologia Nuclear para o Clima: Mitigação, Monitoramento e Adaptação”, reunindo especialistas de renome, representantes do governo e acadêmicos de 21 países para discutir o papel que a ciência nuclear pode desempenhar na mitigação, monitoramento e adaptação à mudança climática.

O Fórum abordará tópicos como o papel da energia nuclear na limitação das emissões de gases de efeito estufa e a competitividade da energia nuclear, como as técnicas nucleares estão promovendo a compreensão da mudança climática e seu impacto nos oceanos e na agricultura, e o papel que a ciência nuclear desempenha para ajudar os países a se adaptarem às consequências da mudança climática, abordando riscos à segurança alimentar e combatendo pragas e doenças animais.

Para demonstrar seu compromisso com a sustentabilidade, a AIEA está organizando a Conferência Geral como uma reunião verde de acordo com as diretrizes do rótulo ecológico austríaco, mantendo o impacto ecológico do evento o mais baixo possível. Para participar dessa iniciativa, os delegados são incentivados a escolher opções ecologicamente corretas ao planejar sua participação, incluindo a redução do uso de papel baixando o aplicativo “Conferências e Reuniões da AIEA” disponível nos dispositivos IOS e Android como um acesso único a informações sobre a Conferência Geral e seus eventos paralelos. O aplicativo permite que os usuários montem sua própria agenda personalizada de eventos e atividades relacionadas ao evento.

registrado em:
Fim do conteúdo da página