Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

NOVO DIRETOR DO CDTN TOMA POSSE

CDTN Posse

Foto: Olga Simbalista - Diretora da ABEN

          Em 24 de janeiro foi realizada no auditório do Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN), unidade da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) em Belo Horizonte, uma cerimônia marcando a posse do novo Diretor Luiz Carlos Duarte Ladeira. Embora tenha assumido oficialmente em 02 de janeiro, o evento foi uma oportunidade de transmitir simbolicamente a direção, contando com a presença de diversas autoridades, dentre eles o presidente da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), Paulo Roberto Pertusi, e o diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Comissão, José Carlos Bressiani.

A definição do novo Diretor foi feita por meio de um Comitê de busca implementado pela CNEN em 2018, que definiu diretores para quatro unidades da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN). No Diário Oficial do dia 31 de dezembro foram publicadas as nomeações de Fábio Staude - para o Instituto de Engenharia Nuclear (IEN), Luiz Carlos Duarte Ladeira – para o CDTN.

 

A EXPERIÊNCIA DE LUIZ CARLOS LADEIRA

 

Ladeira é doutor em Ciência e Tecnologia das Radiações, Minerais e Materiais pelo CDTN/CNEN, Mestre em Ciências Técnicas Nucleares e Bacharel em Física, ambos pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Na área administrativa ocupou vários cargos e foi responsável pela condução das áreas de administração, finanças, tecnologia da informação, engenharia, logística e infraestrutura. Exerceu, também, o cargo de Chefe da Divisão de Termo hidráulica e do Laboratório de Irradiação Gama.

Foi membro da Comissão Interna do Plano de Carreiras CIPC/CNEN, ocupando posteriormente a sua presidência. Foi membro do Comitê Técnico de Revisão do Plano Médico, criado por portaria da Presidência da CNEN em junho/2018, com a finalidade de analisar e propor medidas para o saneamento econômico e financeiro do plano de assistência à saúde suplementar dos servidores da instituição.

Pesquisador III da CNEN, atualmente, Diretor do CDTN e Responsável Técnico pelo Laboratório de Irradiação Gama do CDTN, Ladeira tem experiência na área de Irradiação de Alimentos e Tecnologia de Reatores Nucleares, com ênfase em termo hidráulica experimental, tendo estagiado na Alemanha e na Inglaterra, nessa área. Liderou os projetos de implantação de Irradiadores Gama no CDTN e na cidade de Uberaba/MG. Na esfera governamental foi membro da comissão interministerial nomeada para propor a atualização da legislação brasileira sobre irradiação de alimentos.

No âmbito internacional representou o Brasil em reunião da ABACC na Argentina (2001) e participou, na Inglaterra como representante brasileiro, dos testes operacionais do elemento combustível de recarga para a Central Nuclear de Angra 1, fabricado pela Kraftwerk Union (KWU) (em 1978). No âmbito nacional coordenou o programa institucional da CNEN de divulgação da tecnologia de irradiação de alimentos (de 1993 a 2005).

registrado em:
Fim do conteúdo da página