Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

IRD promove evento pelo Dia Internacional da Mulher

O Instituto de Radioproteção e Dosimetria (IRD), unidade da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) no Rio de Janeiro, realiza, no dia 12 de março, a partir das 8h30min, um evento comemorativo pelo Dia Internacional da Mulher. Haverá palestras sobre prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças de mama e de câncer ginecológico e de tireoide, além de ferramentas de otimização em equipamentos de tomografia computadorizada. As inscrições, gratuitas, podem ser feitas no site institucional, na área de ensino. 

 

No Brasil, um dos principais desafios das mulheres é ter assegurado seu direito à saúde. O evento pretende abordar alguns dos principais problemas de saúde em mulheres, como os tumores que estão entre os mais frequentes entre a população feminina. Será dado destaque ao uso da radiação ionizante no diagnóstico e no tratamento dessas enfermidades, incluindo os aspectos relacionados à proteção radiológica, dosimetria, metrologia e controle de qualidade dos procedimentos e equipamentos.

 

O tumor de mama é o de maior prevalência. Em 2018 foram 59,7 mil novos casos, de acordo com o Ministério da Saúde, totalizando 30% dos tipos de câncer em mulheres. O Dia Internacional da Mulher é celebrado mundialmente no dia 8 de março, para marcar as conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres, independentemente de divisões nacionais, étnicas, linguísticas, culturais, econômicas ou políticas.

 

O IRD tem como missão atuar com excelência nas áreas de radioproteção, dosimetria e metrologia, gerando e disseminando conhecimento e tecnologia para o uso seguro das radiações ionizantes, visando a melhoria da qualidade de vida no país. O instituto está localizado na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro.

 

Dia Mulher IRD

 

 


Evento Comemorativo pelo Dia Internacional da Mulher
Dia:
12 de março de 2019
Horário:
a partir das 8h30
Local:
IRD- Avenida Salvador Allende, 3.773, Barra da Tijuca, RJ

Inscrições: http://moodle.ird.gov.br/ensino/


*** Caso o participante não possa comparecer, deverá informar ao Serviço de Ensino
sobre a desistência pelo e-mail cursosird2019@gmail.com


Inscritos que não comparecerem ao evento e não informarem com antecedência
ficarão impedidos de participar de outro evento ou curso no IRD no ano corrente.


Como chegar: www.ird.gov.br
O Instituto fica próximo à estação de BRT Ilha Pura

 

PROGRAMAÇÃO

 

Dia Mulher programa IRD

 

Currículo das palestrantes:

Rossana Corbo Ramalho de Mello
Possui graduação em medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1976), mestrado em Medicina (Endocrinologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986) e doutorado em Medicina (Radiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Rio de Janeiro e responsável pela Seção de Endocrinologia Oncológica do Instituto Nacional de Câncer/INCA, lotada no HC1. Tem experiência na área de medicina com ênfase em endocrinologia/oncologia, atuando principalmente no seguinte tema: endocrinologia oncológica em especial tumores da tireoide.


Rachele Grazziotin Reisner
Possui graduação em Medicina pela Universidade de Passo Fundo (2000). Fez sua formação em Radio-Oncologia no Instituto Nacional de Câncer INCA (2005). Título de Especialista em Radioterapia pelo Colégio Brasileiro de Radiologia (2005). Coordenadora da Residência Médica em Radioterapia do INCA. Vice-coordenadora do Ensino Técnico em Radioterapia do INCA. Atualmente é responsável pelo setor de braquiterapia do INCA.


Salete de Jesus Fonseca Rêgo
Possui graduação em Medicina pela Universidade Técnico Educacional Souza Marques Rio de Janeiro (1989); Residência Médica em Radiologia e Diagnóstico por Imagem no Instituto Nacional do Câncer do Rio de Janeiro (1994), Doutorado em Medicina (Radiologia) pela Universidade de São Paulo sobre ressonância magnética de mamas (2000); Pós-doutorado em Medicina (Radiologia) na Universidade Martin- Luther, em Halle-Wittenberg na Alemanha, sobre intervenção guiada por ressonância magnética de mamas (2002). Coordenadora do Programa de Garantia de Qualidade em Mamografia da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (2004). Atualmente é Professora Adjunta do Departamento de Radiologia da Universidade Federal Fluminense e Coordenadora do Setor de Diagnóstico Mamário do HUAP-UFF. Ocupou o cargo de Presidente da Sociedade de Radiologia do Rio de Janeiro no ano de 2015. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Radiologia e Diagnóstico Mamário, atuando principalmente nos seguintes temas: imagenologia mamária, ressonância magnética de mamas, mamografia, controle de qualidade em mamografia e câncer de mama.


Maria Manuela de Andrade e Silva Ramos

Tecnóloga em radiologia e mestre em engenharia biomédica, tem mais de 7 anos de experiência clínica em tomografia computadorizada e ressonância magnética nuclear. Atualmente é especialista de produto de imagem molecular e tomografia na GE Healthcare.

 

Comunicação IRD

registrado em:
Fim do conteúdo da página