Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

CNEN e Departamento de Energia dos EUA promovem curso sobre Proteção Física de Instalações Nucleares

 

A Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) e a National Nuclear Security Administration (NNSA) do Departamento de Energia dos Estados Unidos (US-DoE), estão realizando, de 25/03 a 5/4, o curso Fundamentos de Proteção Física de Instalações Nucleares. A atividade ocorre nas dependências da sede da CNEN, no Rio de Janeiro. O objetivo é apresentar uma metodologia baseada em gerenciamento de risco e avaliação por desempenho para o projeto e avaliação de sistemas de proteção física de instalações nucleares.

O curso está sendo ministrado com aulas teóricas e exercícios de mesa. Estão recebendo o treinamento profissionais de diversas instituições brasileiras: Indústrias Nucleares do Brasil (INB), Marinha do Brasil, Eletronuclear, além de profissionais da sede da CNEN e de seus institutos de pesquisa.

Pela CNEN, o curso teve a coordenação da Divisão de Segurança Física e Normatização (DISEN) e do Centro de Apoio à Segurança Física Nuclear (CENASF) da Diretoria de Radioproteção e Segurança Nuclear (DRS). A parceria da CNEN/DRS com as referidas instituições dos Estados Unidos é de longa data. Neste evento, em especial, conta com instrutores do Sandia National Laboratories, considerado o mais avançado centro de pesquisa e desenvolvimento em segurança física nuclear em todo o mundo.

 

 

Foto Evento segurança Física março 2019

Instrutores e alunos do curso em frente à sede da CNEN.                                                 Foto: Douglas Troufa 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página