Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

IPEN abre seleção para Mestrado Profissional em Tecnologia das Radiações em Ciências da Saúde

Destinado a profissionais da área de saúde, o curso terá início em agosto. Inscrições terminam no dia 18 de julho.

O Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN/CNEN-SP) torna público o edital para processo seletivo do Mestrado Profissional Stricto Senso em Tecnologia das Radiações em Ciências da Saúde (MP-TRCS), o único no Brasil nessa área e modalidade. Graduados em medicina, farmácia, bioquímica, biomedicina, radiologia, física médica, biologia, medicina veterinária e áreas afins estão aptos e têm até o dia 18 de julho para submeter inscrição. O Edital completo, bem como o regulamento e os procedimentos para a seleção, podem ser acessados neste link.

Coordenado pela física Denise Maria Zezell, o MP-TRCS tem como objetivo geral capacitar profissionais da área de saúde no uso das radiações ionizantes e não ionizantes para diagnóstico, terapia e demais aplicações. "O IPEN é a única instituição no Brasil que pode oferecer uma pós-graduação dessa magnitude. A infraestrutura laboratorial de ponta e a expertise dos pesquisadores nessa área fazem toda a diferença”, afirmou Zezell, que é pesquisadora do Centro de Lasers e Aplicações (CLA) do Instituto.

Serão duas linhas de pesquisa: Processos de Radiação na Saúde, com foco em pesquisas relativas a técnicas de aplicação de radiações ionizantes e não ionizantes em saúde e Medicina Nuclear e Radiofarmácia, voltada a pesquisas relacionadas ao desenvolvimento, fabrico e aplicação clínica dos radiofármacos. Para a primeira, as disciplinas são Avaliação de Tecnologias em Saúde, Fundamentos de Física em Ciências da Saúde, Imagens Médicas, e Proteção e segurança e logística radiológica.

A segunda linha oferece as disciplinas Dosimetria para Radioterapia, Fundamentos de Radioterapia, Interação das radiações ionizantes e não ionizantes com tecidos biológicos, Radiofarmácia I (módulo teórico) e Radiofarmácia II (módulo prático-experimental). Com duração de 24 meses, o programa conta com 21 docentes e inicia-se em 7 de agosto. O período letivo é semestral, de quartas-feiras às sextas-feiras das 14h às 20h. A Comissão de Pós-Graduação MP-TRCS definirá a cada ano o número de vagas disponíveis.

O resultado das inscrições homologadas será divulgado até 19 de julho. Os candidatos que forem enquadrados serão submetidos à (1) Comprovação da proficiência em Inglês, conforme Regulamento; (2) Análise do Currículo Lattes; (3) Entrevista com a Comissão do Processo seletivo do Programa de MP-TRCS; e (4) O candidato estrangeiro, além da proficiência em inglês, deverá comprovar proficiência em Português, segundo o Regulamento do MP-TRCS. No dia 22 de julho, será realizado o Exame de Proficiência (Inglês ou Português para estrangeiros).

Nesse mesmo dia 22, serão realizadas as entrevistas com os candidatos. A divulgação dos resultados finais estará disponível no dia 23 de julho, no link http://mprofissional.ipen.br e pelo telefone (011)3133-9956. Os aprovados têm a partir desse dia até 1 de agosto para efetuar a matrícula na Secretaria do Programa, no prédio do Ensino, 2º andar, onde serão realizadas todas as etapas presenciais. O campus do IPEN está localizado na Av. Prof. Lineu Prestes, 2242, Cidade Universitária, Butantã (São Paulo).

Pioneiro – O MP-TRCS foi o único aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) na modalidade, área de Medicina II, concorrendo com mais sete propostas. "A nossa expertise de profissionais farão desse curso um curso único e de excelência, a exemplo do que é o nosso atual, o Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Nuclear IPEN/USP. O Brasil vai ganhar muito com esses profissionais altamente qualificados que vamos formar para a área de saúde”, afirmou o pró-reitor Marcelo Linardi.

São inúmeras as contribuições que o MP-TRCS dará ao Instituto e ao País, na avaliação do superintendente do Instituto, Wilson Calvo, reitor do Programa. "O IPEN continua firme na sua missão de oferecer melhoria da qualidade de vida da população brasileira, produzindo conhecimentos científicos, desenvolvendo tecnologias, gerando produtos e serviços de maneira segura e formando recursos humanos nas suas áreas de atuação. Nesse programa, profissionais capacitados para atuarem numa área tão importante ao Brasil: a saúde", disse.

Sobre o IPEN – Autarquia vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) do Governo do Estado de São Paulo e gerida técnica e administrativamente pela Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), órgão do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), do Governo Federal. Tem destacada atuação em vários setores da atividade nuclear entre elas, nas aplicações das radiações e radioisótopos em medicina nuclear. Em parceria com a USP, possui um Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Nuclear, níveis Mestrado e Doutorado acadêmicos, cuja nota é 6 na Capes.

Serviço
O quê: Seleção para ingresso no Mestrado Profissional Stricto Senso em Tecnologia das Radiações em Ciências da Saúde (MP-TRCS)
Instituição: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN/CNEN-SP).
Período: de 17 de junho a 18 de julho de 2019
Informações:http://mprofissional.ipen.brsmp@ipen.bre (011) 3133-9956
 
 
registrado em:
Fim do conteúdo da página