Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Secretário de Assuntos de Soberania Nacional e Cidadania do MRE visita IPEN e se diz "orgulhoso" com o que viu

 

O Secretário de Assuntos de Soberania Nacional e Cidadania do Ministério das Relações Exteriores (MRE), embaixador Fabio Mendes Marzano, e sua comitiva, estiveram no IPEN na quarta-feira (10/7). Eles foram recebidos pelo presidente da CNEN, Paulo Roberto Pertusi, e seus assessores e também pelo superintendente Wilson Calvo e diretores do Instituto.

Outros integrantes do MRE vieram com o embaixador Marzano: a subchefe da Divisão de Desarmamento e Tecnologias Sensíveis (DDS), diplomata Maria Cecília Cavalcante, e o assessor do embaixador, diplomata Gustavo Ziemath. Da CNEN, também estiveram na visita a chefe de Gabinete, Cássia Helena Pereira Lima, o diretor substituto da Diretoria de Pesquisa e Desenvolvimento (DPD), Orlando João Agostinho Gonçalves Filho, e a coordenadora geral de Assuntos Internacionais, Viviane da Silva Simões.

Os visitantes conheceram um pouco sobre a história do Instituto visitando o Espaço Cultural Marcelo Damy, exposição permanente composta de painéis e instrumentos, como elementos combustíveis e maquetes, que compõem o dia a dia do IPEN desde a sua fundação. Calvo acompanhou a comitiva explicitando cada painel.

Após a visita, já na sala de reuniões da Superintendência, os convidados assistiram a um filme institucional e, em seguida, Calvo fez uma breve apresentação das atividades e serviços desenvolvidos no IPEN. A chefe de Gabinete da CNEN, Cássia Helena Pereira Lima, comentou sobre o papel da autarquia e suas unidades de pesquisa, sendo o IPEN a maior delas, e explicou alguns conceitos relacionados a área nuclear.

Depois, os visitantes seguiram para o Centro do Reator de Pesquisas (CRPq) onde puderam conhecer o Reator Nuclear IEA-R1, o primeiro reator de pesquisas do Brasil, em atividade desde 1957. Eles foram recepcionados pelo gerente do Centro, Frederico Antonio Genezini, que resumiu a história do IEA-R1 desde a sua primeira operação.

À medida que circulavam pelas instalações do reator, os visitantes manifestavam interesse em conhecer um pouco mais sobre o Instituto. Foi assim também na visita ao Centro de Radiofarmácia (CECRF), onde foram recebidos pelos pesquisadores Efraim Araujo Perini e Elaine Bortoleti de Araujo.

É o CECRF o responsável por uma das principais atividades do IPEN, a produção de radiofármacos para uso na medicina nuclear em clínicas de todo o País. Perini mostrou a vitrine de radiofármacos e, com Bortoleti, apresentou a área de células quentes aos visitantes. Os pesquisadores destacaram a importância de o Instituto sempre modernizar suas instalações.

O superintendente do Ipen também mostrou aos visitantes a maquete da unidade móvel de acelerador de elétrons para o tratamento de efluentes, projeto premiado no 11º International Forum ATOMEXPO 2019, realizado em abril, na cidade de Sochi, Rússia. Esse projeto, vencedor na categoria "Tecnologias para uma vida melhor”, integra ainda o Irradiador Multipropósito de Cobalto-60.

Tanto Pertusi quanto o ministro Marzano demonstraram "satisfação e orgulho” por tudo o que vem sendo conquistado, não apenas para o Brasil. "Cada vez mais eu fico impressionado com a capacidade instalada, laboratórios, reatores e todos os centros do IPEN. A cada visita, aprendemos e conhecemos algo novo”, relatou o presidente da CNEN.

Para o embaixador, o Instituto tem uma grande missão de ajudar o comércio exterior (Itamaraty) e coordenar cada vez mais junto com a CNEN, que são os executores das políticas militares, ações que possam ajudar o Brasil a se desenvolver de uma forma justa. "Sinto orgulho do nosso País, estou saindo daqui com mais informação e mais qualificado, embora tenha sido uma visita rápida. Assim, será possível defender as cores do Brasil”, concluiu Marzano.

 

embaixador ipen12

Embaixador Marzano conhecendo a célula quente do Centro de Radiofarmácia junto ao gerente do setor, Efraim Perini. 

 

 

 

embaixador ipen2

Pertusi e Marzano acompanham explicações de Calvo sobre atividades do Ipen. 

 

 

embaixador ipen5

Comitivas da CNEN e MRE durante a visita.                                                            

 

Fonte: Assessoria de Comunicação do IPEN/CNEN/SP
Fotos: E.R. Paiva

registrado em:
Fim do conteúdo da página