Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Embaixador da União Europeia faz visita ao IPEN

 

 

Acompanhado pelo seu assessor Alejandro Zurita e pela coordenadora geral de Assuntos Internacionais da CNEN, Viviane Simões, o embaixador Ignacio Rubio demonstrou interesse em visitar o instituto e conhecer suas instalações, em particular o Reator IEA-R1.

 

Embaixador Ipen interna

O embaixador da União Europeia no Brasil, Ignacio Ibañez Rubio,em visita ao Espaço Memória do Reator IEA-R1 

 

O embaixador da União Europeia no Brasil, Ignacio Ybañez Rubio, e seu assessor Alejandro Zurita, estiveram no Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares ( IPEN), na quinta-feira, 22 de agosto. Eles foram recepcionados pelos coordenadores da instituição Isolda Costa, de Pesquisa, Desenvolvimento e Ensino e por Antonio Teixeira e Silva, de Segurança.

Os visitantes conheceram o Centro do Reator de Pesquisas (CERPQ), onde foram recebidos pelo físico Frederico Genezini, gerente da área que os acompanhou espaço ao Espaço Memória do Reator, à sala de controle, e ao saguão da piscina do Reator Nuclear de Pesquisa IEA-R1. A pequena comitiva visitou também o Espaço Cultural Marcello Damy, no quarto andar do Bloco A do IPEN, onde conheceram a história e principais atividades do Instituto. No local há uma exposição permanente idealizada pelo artista plástico Guto Lacaz composta de painéis e instrumentos, como elementos combustíveis e maquetes, que compõem o dia a dia do instituto, desde a sua fundação.

OIEA-R1é um reator de pesquisa tipo piscina, moderado e refrigerado a água leve e que utiliza elementos de berílio e de grafite como refletores. O reator é utilizado para a produção de radioisótopos para uso em medicina nuclear, produção de fontes radioativas para gamagrafia industrial,irradiação de amostras para a realização de análises multielementares, pesquisas em Física Nuclear, serviços de neutrongrafia e treinamento de pessoal licenciado para operação de reatores, além de manter um programa de visitas técnicas para esclarecer aspetos da energia nuclear.

O embaixador ficou agradecido pela recepção acolhedora dos servidores do IPEN e demonstrou interesse em retornar com mais disponibilidade para visitar outras instalações. A visita se encerrou com uma breve reunião na sala do conselho do IPEN.

Texto: Rafaelle Pereira
Estagiária
Supervisão da Assessoria de Comunicação Institucional

Fotos: E.R. Paiva

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página