Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

INMETRO mantém acreditação ISO 17025 do LAPOC

 

 

Acreditação Lapoc

Certificado recebido pelo LAPOC

 

   O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO) renovou a acreditação ISO 17025 do Laboratório de Poços de Caldas (LAPOC), unidade da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) localizada em Minas Gerais. A notificação de manutenção da acreditação foi realizada no dia 10 de outubro e representa um reconhecimento da competência técnica do Laboratório.

   A norma ISO 17025 também é conhecida como "norma de qualidade de laboratórios". Com ela, o Inmetro visa atestar a competência técnica de uma organização que realiza processos de medição ou avaliações de conformidade. O LAPOC integra a Rede Brasileira de Laboratórios de Ensaio (RBLE) do INMETRO desde janeiro de 2017, na condição de laboratório de referência em radioanálises e medição de urânio em tório de amostras ambientais. O escopo de acreditação do LAPOC inclui ensaios químicos e radiométricos, cujos resultados têm validade internacional por conta de acordos de reconhecimento mútuo dos quais o INMETRO é signatário.

   Uma vez concedida, esta acreditação passa por revisões periódicas, de forma a garantir que os padrões já reconhecidos estão sendo mantidos por uma instituição acreditada.  A manutenção da acreditação no LAPOC foi conquistada após rigorosa avaliação por especialistas designados pelo INMETRO em abril de 2019. Sua validade vai até abril de 2021. Esta conquista é mais uma etapa importante na consolidação do Sistema de Gestão, implementado no LAPOC em 2014 com foco na melhoria contínua dos processos internos e no aperfeiçoamento permanente do atendimento às necessidades de seus usuários.

   A relação dos ensaios acreditados do LAPOC está acessível em http://www.inmetro.gov.br/laboratorios/rble/docs/CRL1225.pdf

registrado em:
Fim do conteúdo da página