Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Curso no IRD sobre controle de qualidade e dosimetria em mamografia

curso no ird

   

   O Instituto de Radioproteção e Dosimetria (IRD), unidade da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) no Rio de Janeiro, oferece o curso gratuito sobre controle de qualidade em mamografia de 21 a 23 de outubro, em sua sede, no Rio de Janeiro. O objetivo é expor a importância de procedimentos de controle de qualidade e dosimetria em exames de mamografia. O treinamento vai abordar questões relacionadas a doses e riscos em mamografia, controle de qualidade e dosimetria, conceitos metrológicos aplicados à obtenção da dose glandular média. Serão ministradas apresentações e haverá aulas práticas, distribuídas ao longo das 20 horas de carga horária.

   De acordo com os princípios básicos de radioproteção, qualquer exposição à radiação ionizante deve ser justificada e otimizada. Por isso se torna fundamental que vários aspectos sejam considerados na realização dos exames mamográficos, que são essenciais para o diagnóstico preciso e precoce do câncer de mama. Outubro é o mês dedicado à prevenção do câncer de mama, com campanhas de divulgação sobre esta doença.

   O curso é coordenado pelo tecnologista João Carlos da Silva Feital, da área de física médica do IRD, e contará com quatro profissionais do Instituto como instrutores. As vagas são limitadas, em função das aulas em laboratório. Vale ressaltar que o candidato que se inscrever e confirmar sua participação e, por algum motivo, desistir ou não puder realizar o curso, deverá comunicar ao Serviço de Ensino do IRD por e-mail até o dia 11/10.

   As inscrições estão abertas de 26 de setembro a 3 de outubro. Depois de alcançado o número de inscritos, será formada lista de espera por ordem de inscrição. A seleção dos participantes será feita pelo coordenador do curso, em função do perfil dos candidatos.

   Detalhes, programação e formulário de inscrição em http://moodle.ird.gov.br/ensino/

Texto: Lilian Bueno - Ascom IRD
Arte (Ascom IRD) sobre foto de Edu Zappia

registrado em:
Fim do conteúdo da página