Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

CNEN e ANM promovem Workshop sobre Proteção Radiológica em Instalações de Mineração

   A Diretoria de Radioproteção e Segurança Nuclear (DRS) da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) e a Agência Nacional de Mineração (ANM) promoveram o Workshop sobre Proteção Radiológica em Instalações de Mineração, realizado entre os dias 1 e 3 de outubro na sede da CNEN, no Rio de Janeiro. No encontro, foi possível compartilhar experiências, identificar oportunidades e desafios para a utilização segura de fontes de radiação nas atividades de mineração, incluindo o adequado gerenciamento de materiais radioativos de origem natural, as questões de segurança e proteção radiológica de barragens de rejeitos e das instalações mínero-industriais.

   A programação do evento contou com palestras de profissionais da CNEN sobre licenciamento e fiscalização de instalações radiativas e mínero-industrias. Também foram realizadas palestras de servidores da ANM, IBAMA e FUNDACENTRO, com enfoque específico em suas ações e atribuições sobre as instalações de mineração.

   Os temas tratados no workshop incluíram a regulação de instalações de mineração, licenciamento de instalações com medidores nucleares, licenciamento e classificação de instalações mínero-industriais, assim como o licenciamento mineral e ambiental. A proteção radiológica foi discutida em diferentes aspectos: ocupacional, ambiental e também nas especificidades da mineração subterrânea.

 

Mineração workshop 3

Palestra da servidora da CNEN Mara Lucia de Lara Costa, uma das organizadoras do evento.

 

Mineração workshop 1

Palestra do servidor da CNEN Rogerio dos Santos Gomes, que também participou da organização do workshop. 

 

Mineração workshop 4 Facure

Alessandro Facure, titular da Coordenação Geral de Instalações Médicas e Industriais (CGMI) da CNEN.

 

Mineração workshop 5 Gutterres

Ricardo Gutterres, titular da Diretoria de Radioproteção e Segurança Nuclear (DRS) da CNEN. 

 

 

 

 

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página