Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

CNEN participa do IFNEC nos Estados Unidos

A Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) participa do International Framework for Nuclear Energy Cooperation (IFNEC), que ocorre em Washington, nos Estados Unidos, de 12 a 14 de novembro.  O Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da CNEN, Madison Coelho de Almeida, e a Coordenadora-Geral de Assuntos Internacionais, Viviane da Silva Simões, são os representantes do Brasil junto aos mais de vinte e cinco países presentes no encontro. A CNEN, enquanto órgão técnico representativo do Brasil, ocupa lugar de destaque entre os estados observadores, condição do país na organização.

O IFNEC tem o papel de reunir os principais países produtores e/ou consumidores de combustível nuclear e de geração de energia nucleoelétrica, como também de pesquisa, ensino e inovação tecnológica. Suas atribuições organizacionais foram revistas na última década, fazendo do IFNEC um grupo mais pragmático e integrador de economias. A agenda do encontro deste ano dá destaque a pontos como reatores nucleares modulares, repositórios multinacionais, regulação com requisitos planejados transnacionalmente, mecanismo de cooperação e de fomento.

A participação da CNEN em tal fórum é estratégica, dada a importância do Programa Nuclear Brasileiro e sua vasta amplitude, abrangendo saúde, indústria, alimentação, agropecuária, meio ambiente, mineração e propulsão naval. Ao estar presente no IFNEC/2019, a CNEN reforça seu papel institucional de órgão técnico-executivo do Estado brasileiro, atendendo a convite para evento tão significativo do setor nuclear mundial.

Além de delegações dos organismos de países da área nuclear, o segmento empresarial mundial do setor também se faz presente, juntamente com lideranças da política nuclear, como a Nuclear Energy Agencypertencente à Organisation for Economic Co-operation and Development (NEA/OECD) e o fórum planejador dos reatores de potência de IV Geração, o GIF.

O Subsecretário de Energia Nuclear da República Argentina, Julian Gadano, ocupa a posição atual de Chair do Steering Group do IFNEC. O cargo, de rotatividade anual, assim como os quatro de co-chairs, têm seus candidatos ao próximo período apresentados também neste encontro.

 

IFNEC 2019

Participantes do IFNEC reunidos em Washington. 

registrado em:
Fim do conteúdo da página