Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

CNEN recebe delegação norte-americana com interesse na área nuclear brasileira

Uma delegação norte-americana, assessorada pelo Consulado Geral dos Estados Unidos no Rio de Janeiro e formada prioritariamente por representantes de empresas ligadas ao setor nuclear daquele país, visitou a Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) na manhã desta segunda-feira (03/02).  O grupo, que está em missão no Brasil, pretende conhecer melhor empresas, órgãos públicos e demais instituições ligadas ao setor nuclear brasileiro, a fim de estreitar as relações comerciais entre Brasil e Estados Unidos na área nuclear.

A visita foi solicitada pelo Consulado Geral dos Estados Unidos no Rio de Janeiro e ocorreu no contexto do US-Brazil Energy Forum (USBEF). A delegação, com representantes de 14 empresas norte-americanas, foi liderada pela presidente do Nuclear Energy Institute (NEI), Maria Korsnick, e acompanhada por dois integrantes do Departamento Comercial do Consulado. Assim como realizado com outras instituições da área nuclear brasileira, a delegação solicitou uma reunião para conhecer melhor a CNEN e suas atividades. A intenção é formar uma visão mais precisa do setor nuclear brasileiro e prospectar possibilidades de negócios com o Brasil na área nuclear.

  O  titular da Diretoria de Pesquisa e Desenvolvimento (DPD) da CNEN, Madison Coelho de Almeida, fez uma apresentação ao grupo, situando a CNEN no contexto do setor nuclear brasileiro e expondo as principais atividades, produtos, serviços e projetos da instituição. Almeida destacou a importância da presença da delegação no Brasil e as possibilidades de contribuição para o desenvolvimento da área nuclear nacional. O titular da Diretoria de Radioproteção e Segurança Nuclear (DRS) da CNEN, Ricardo Fraga Gutterres, abordou mais especificamente as ações regulatórias e de licenciamento que a CNEN desenvolve sobre a área nuclear e que visam garantir a segurança nas operações do setor. Destacou também como o Estado planeja a criação da Autoridade Nacional de Segurança Nuclear.

Os membros da delegação norte-americana mostraram-se interessados em temas como usinas nucleares do Brasil, demais projetos para o setor nuclear nacional, tecnologias nas quais o País pretende investir, a regulação do setor nuclear brasileiro, entre outros assuntos. A líder do grupo, Maria Korsnick, agradeceu à CNEN pelo bom nível e o detalhamento das apresentações realizadas e destacou o quanto o encontro poderá ajudar a estreitar laços entre Brasil e Estados Unidos.

 

DSC 0872

Diretor Madison Coelho de Almeida (DPD/CNEN) durante apresentação à delegação dos EUA. 

 

DSC 0883

Apresentação do diretor Ricardo Fraga Gutterres (DRS/CNEN). 

 

DSC 0906

Maria Korsnick liderou a delegação dos EUA que esteve na CNEN. 

 

DSC 0899

Delegação foi recebida no auditório Carneiro Felippe, na sede da CNEN. 

 

 Fotos: Luiz Claudio Braz

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página