Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

A CNEN FRENTE À PANDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS (COVID-19) - mensagem do presidente, Paulo Roberto Pertusi

Prezados Servidores e Colaboradores,


   As autoridades da Organização Mundial da Saúde (OMS) têm afirmado que o novo coronavírus (COVID-19) é “uma ameaça sem precedentes e um inimigo comum da humanidade”. É uma ameaça à vida, à saúde, às instituições, à economia e ao emprego.

   Para enfrentamento dessa pandemia são necessárias medidas firmes e objetivas. Nesse contexto, as ações institucionais e comunitárias são fundamentais para evitar o avanço da ameaça.  Imobilismo e desânimo não podem ser opções.

   A CNEN estabeleceu recentemente medidas emergenciais para evitar contágios e preservar a saúde de seus integrantes. As atividades laborais estão sendo executadas remotamente em todos os casos possíveis, sendo que o trabalho presencial foi mantido, nas diferentes Unidades, apenas quando indispensável para a continuidade dos serviços essenciais.

   Conforme publicamos na nossa página na internet, a CNEN procura garantir, assim, o cuidado necessário com aqueles que trabalham na Instituição. Ao mesmo tempo, assegura à sociedade o adequado fornecimento de produtos e serviços da área nuclear e a manutenção das atividades de licenciamento e fiscalização, fundamentais para a segurança do setor.

  Para que o trabalho remoto possa ter êxito, é fundamental que todos os servidores e colaboradores disponibilizem números de telefones de contato para as suas chefias e permaneçam disponíveis para atender chamadas durante o horário de trabalho à distância. Ao mesmo tempo, devem acessar frequentemente os seus e-mails funcionais, pois esse é o principal canal de comunicação para tratar dos assuntos de serviço, e por meio do qual receberão orientações.

   Os servidores no exercício das suas atividades de forma presencial e/ou remota possuem um duplo papel no enfrentamento da crise: como servidor público e como cidadão.

   A história mostra que os trabalhadores da CNEN têm atuado de forma nobre no que se refere ao valor mais importante para todos: o compromisso de bem servir à sociedade. Exatamente em função desse valor e dessa atuação a CNEN definiu, há tempos, a sua missão: “garantir o uso seguro e pacífico da energia nuclear; desenvolver e disponibilizar tecnologias nucleares e correlatas, visando o bem-estar da população brasileira”. 

   Mais do que nunca, nesse momento de crise e apesar de todas as contingências que estão sendo adotadas pelas autoridades públicas e de saúde, temos que manter o nosso compromisso de continuarmos a fazer o nosso melhor.

   Com isso, não estaremos apenas cumprindo a nossa missão institucional, mas contribuiremos para minimizar o efeito dessa grave ameaça para o país.

   É hora de sermos atuantes e firmes, sem deixarmos de ser cordiais e sensatos. É hora de continuar sendo, como sempre fomos, profissionais dedicados, pois a sociedade brasileira depende de nós, como servidores e como CIDADÃOS que somos.

 


Paulo Roberto Pertusi
Presidente da CNEN

registrado em:
Fim do conteúdo da página