Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Pós-Graduação
Início do conteúdo da página

Pós-Graduação

Pos Grad

 

O programa de formação técnica especializada para o setor nuclear brasileiro, conduzido pela CNEN, engloba os cursos de pós-graduação, de mestrado e doutorado oferecidos pelas unidades técnico-científicas da DPD/CNEN e um programa de concessão de bolsas de mestrado e doutorado oferecidas, desde 2006, através de edital público a todas as instituições que forneçam cursos de mestrado ou doutorado em áreas de interesse do setor nuclear.

A formação técnica especializada para o setor nuclear brasileiro visa atender às necessidades de recursos humanos para o setor e caracteriza-se pelo ensino da energia nuclear e áreas afins em nível de graduação e pós-graduação (especialização, mestrado e doutorado). Este segmento é constituído de poucas universidades que oferecem cursos na área nuclear e pelos cursos de pós-graduação oferecidos pelas unidades técnico-científicas da DPD. A demanda por esse tipo de formação depende basicamente do ritmo de execução do programa nuclear brasileiro e da expansão da utilização de técnicas nucleares na indústria, saúde e agricultura.

A CNEN atua na formação especializada para o setor nuclear em conformidade com a atribuição legal de promover e incentivar a formação de cientistas, técnicos e especialistas nos setores relativos à energia nuclear. Os cursos de pós-graduação oferecidos pela CNEN abrangem as áreas de engenharia nuclear; aplicações das radiações ionizantes na indústria nuclear e afins, na saúde, agricultura e meio ambiente; radioproteção e dosimetria; e metrologia das radiações ionizantes, dentre outras.

A CNEN busca oferecer cursos de alto nível aos alunos, incluindo a qualificação do corpo docente e a infraestrutura disponível. As unidades da DPD/CNEN têm na infraestrutura técnica (laboratórios específicos, aceleradores e especialmente seus quatro reatores nucleares de pesquisa) um diferencial importante em relação aos cursos ofertados pelas demais instituições. A seleção dos alunos é feita por meio de edital público.

Links

http://www.ipen.br/portal_por/portal/interna.php?secao_id=88

http://www.cdtn.br/pgcdtn/pos-graduacao

http://www.crcn.gov.br/pos-graduacao.php

https://ensino.ird.gov.br/strictosensu/

http://www.ien.gov.br/posien/index.php

 

Fim do conteúdo da página