Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > IRD recebe alunos de metrologia da PUC-Rio
Início do conteúdo da página

IRD recebe alunos de metrologia da PUC-Rio

  • Publicado: Quarta, 26 de Abril de 2017, 14h33
  • Última atualização em Quarta, 26 de Abril de 2017, 14h50

 

Alunos Puc RJ no IRD

Alunos da PUC-Rio no IRD.                                                   Foto: Lilian Bueno

 

 

 Alunos da pós-graduação em metrologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) visitaram nesta quarta-feira (26/4) a Divisão de Metrologia do Instituto de Radioproteção e Dosimetria (IRD), unidade da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) no Rio de Janeiro. Eles conheceram os laboratórios de dosimetria em radioterapia, radioproteção e radiologia diagnóstica, além da área de radionuclídeos, que cuida da metrologia dos elementos radioativos utilizados em medicina nuclear.

   Os laboratórios do IRD realizam calibrações para ortoterapia (radioterapia com alta tensão), tomografia computadorizada, mamografia e radiologia diagnóstica. O instituto é a referência nacional para radiações ionizantes, por designação do Inmetro. Todas essas áreas são cruciais para promover a segurança de pacientes e profissionais que lidam com as radiações ionizantes. Só para se ter ideia da importância da metrologia, vale ressaltar que os procedimentos em radioterapia abrangem aproximadamente 450 mil pacientes por ano; mamografia contabiliza 4 milhões de pacientes e em radiologia, 50 milhões de exames.

   O IRD está localizado na Barra da Tijuca e recebe, durante todo o ano, grupos previamente agendados de alunos de graduação, pós-graduação e profissionais interessados em metrologia, dosimetria e radioproteção. 

 

 

Ascom IRD

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página