Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > CNEN participa de simpósio internacional sobre câncer de mama em Goiânia
Início do conteúdo da página

CNEN participa de simpósio internacional sobre câncer de mama em Goiânia

  • Publicado: Sexta, 19 de Maio de 2017, 11h12
  • Última atualização em Sexta, 19 de Maio de 2017, 11h15
   

 

    CNEN CRCN CO no GBCS

                Estande CNEN / CRCN-CO no Goiânia Breast Cancer Symposium (GBCS) 

 

A Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) participa do Goiânia Breast Cancer Symposium (GBCS), que reúne grandes nomes mundiais da pesquisa em câncer de mama na capital de Goiás, de 18 a 20 de maio. Em sua sétima edição, o GBCS conta com o apoio da Sociedade Brasileira de Radioterapia, da Sociedade Brasileira de Cancerologia e de outras entidades de renome. A participação no evento faz parte do calendário de atividades desenvolvidas ao longo do ano pelo Centro Regional de Ciências Nucleares do Centro-Oeste (CRCN-CO) em alusão aos 30 anos do acidente radiológico com o césio-137, ocorrido em 1987, na cidade de Goiânia.

O GBCS é promovido pelo Programa de Mastologia do Hospital Universitário da Universidade Federal de Goiás (UFG) e pela Associação dos Portadores de Câncer de Mama (APCAM). Essas instituições são parceiras do CRCN-CO e da CNEN. Em razão desta parceria, a sede da APCAM funciona hoje, por meio de um convênio, no local do primeiro laboratório da CNEN em Goiânia, criado com o objetivo de realizar o monitoramento do meio ambiente e também dos radioacidentados vitimados pelo césio-137.

De acordo com a coordenadora do CRCN-CO, Rosângela da Silveira Corrêa, o Simpósio possui enorme importância para a sociedade e para as instituições envolvidas. É também uma oportunidade de expor resultados da parceria entre o CRCN-CO e a UFG, como os projetos de pesquisas na área de radiação ionizante e câncer de mama, com a orientação de bolsistas e estagiários que utilizam laboratórios e instalações do CRCN-CO/CNEN para desenvolvimento de suas atividades.

Corrêa destaca a parceria do CRCN-CO com o Programa de Mastologia e com o atual Centro Avançado de Diagnóstico da Mama (CORA), além de diversos outros projetos desenvolvidos por servidores em trabalhos de mestrado e doutorado, focados na pesquisa do câncer de mama. A coordenadora ressalta ainda a importância das ações do CRCN-CO, em razão dos benefícios que são levados à sociedade local, 30 anos após o acidente com o césio-137.

O CRCN-CO, juntamente com outras instituições do setor, faz parte da Rede Brasileira de Pesquisa em Mastologia, coordenada pelo médico mastologista Ruffo de Freitas Júnior, também coordenador do Simpósio. Segundo Freitas, a sinergia entre a CNEN e a Rede Brasileira de Mastologia demonstra claramente que a união de esforços é um grande diferencial no controle do câncer de mama.

Ele ressalta que esta parceria tem propiciado a identificação de vários problemas ligados à dificuldade das mulheres brasileiras em realizar exames e diagnósticos do câncer de mama. Para Freitas, o GBCS traz uma grande possibilidade de colocar em contato pesquisadores de diferentes instituições, com o objetivo de gerar novas ideias, estudos e ações em combate ao câncer de mama nas mulheres brasileiras

O GBCS também está sendo uma oportunidade para o  CRCN-CO apresentar suas principais atividades, destacando a promoção do bom uso da ciência nuclear na região, em especial nas pesquisas com projetos na área da saúde. O CRCN-CO expõe também ações interativas em Realidade Virtual, em parceria com o Instituto de Engenharia Nuclear (IEN). As atividades permitem apresentar ao público do evento diversas aplicações da tecnologia nuclear, como a produção de radiofármacos, operação de instalações nucleares e segurança na área nuclear.

Para mais informações, acesse: https://www.gbcs.net.br/

 

Comunicação CRCN-CO / IEN 

registrado em:
Fim do conteúdo da página