Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Estandes da CNEN na 69ª Reunião Anual da SBPC apresentam aplicações da energia nuclear
Início do conteúdo da página

Estandes da CNEN na 69ª Reunião Anual da SBPC apresentam aplicações da energia nuclear

  • Publicado: Segunda, 17 de Julho de 2017, 11h05
  • Última atualização em Quinta, 03 de Agosto de 2017, 15h03

   Estande CDTN foto aberta      Estande IEN foto aberta

        Estande da CNEN na ExpoT&C                                                Estande da CNEN na SBPC Jovem 

 

   A Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) está presente na 69ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que neste ano ocorre de 16 a 22 de julho no campus da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte. Servidores do Instituto de Engenharia Nuclear (IEN) -  unidade da CNEN no Rio de Janeiro, usam recursos de realidade virtual em um estande na SBPC Jovem para apresentar aplicações da energia nuclear. Outro estande da CNEN foi montado na mostra científica ExpoT&C, onde servidores do Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN) -  unidade da CNEN em Belo Horizonte, também apresentam a diversidade de aplicações de técnicas nucleares.

   

   O estande da CNEN na SBPC Jovem permite que os visitantes façam uma visita ao reator nuclear Argonauta e ao depósito de material radioativo do IEN. Tudo isso sem sair da frente do computador. As visitas virtuais são possíveis graças a trabalhos desenvolvidos no Laboratório de Realidade Virtual do IEN. Utilizando equipamentos e softwares bastante avançados, foram criados ambientes do mundo digital que provocam sensações bastante semelhantes às de uma visita real a instalações do reator ou do depósito de rejeitos radioativos.

   

   O IEN também apresenta uma animação com tecnologia 3D que aborda benefícios das aplicações pacíficas da energia nuclear, focando no uso como fonte geradora de energia elétrica. Além de utilizarem recursos tecnológicos como estes para conhecerem um pouco mais sobre energia nuclear, os visitantes do estande contam ainda com servidores do IEN à disposição para detalhar ainda mais os conteúdos apresentados e tirar dúvidas dos interessados. Também estão sendo apresentadas atividades de produção de radiofármacos e os trabalhos na área de tecnologia mineral desenvolvidos no IEN, principalmente no que diz respeito ao processo de mineração e beneficiamento de urânio.

 

  Na ExpoT&C, o estande da CNEN organizado por servidores do CDTN também possibilita aos visitantes conhecer um pouco mais sobre aplicações da energia nuclear. Entre os temas apresentados estão as atividades do Reator Nuclear TRIGA Mark I, que funciona no CDTN e é utilizado para pesquisa, análises por ativação neutrônica, aulas práticas de física de reatores, produção de radioisótopos para aplicações ambientais, médicas e industriais e treinamento de operadores de centrais nucleoelétricas.

 

  No estande também é possível conhecer as aplicações do Laboratório de Irradiação Gama, como a esterilização de materiais de uso médico, farmacêutico e odontológico, a desinfestação e aumento de vida útil dos alimentos, a atenuação da resposta imunológica por hemocomponentes, a preservação de bens culturais, irradiação de gemas e joias e pesquisas de tecnologias inovadoras.

   

   O estande da CNEN na ExpoT&C apresenta ainda o trabalho de pesquisa e produção de radiofármacos, as atividades do CDTN nas áreas de tecnologia mineral e ações desenvolvidas nesta unidade da CNEN para garantia da segurança nuclear e radiológica.

 

 

 

 Estande CDTN visitantes            Estande IEN crianças e RV

 Visitantes no estande da CNEN na ExpoT&C                                                Crianças  no estande da CNEN na SBPC Jovem

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página