Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > CNEN comemora 62 anos com homenagem a ex-presidentes e com o lançamento do Código de Conduta
Início do conteúdo da página

CNEN comemora 62 anos com homenagem a ex-presidentes e com o lançamento do Código de Conduta

  • Publicado: Quinta, 11 de Outubro de 2018, 16h47
  • Última atualização em Segunda, 15 de Outubro de 2018, 10h16

 DSC 0135

Presidente e Diretores da CNEN com os representantes das instituições homenageadas - CBPF, IBQN e SBRT. (Foto: Douglas Troufa /CNEN)

 

O aniversário de 62 anos da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) foi comemorado no dia 10 de outubro, no Auditório Carneiro Felippe, na sede da instituição, no Rio de Janeiro. Além das já tradicionais condecorações com o Prêmio Octacílio Cunha e com a Medalha Carneiro Felippe, este ano a cerimônia também foi marcada pelo lançamento do Código de Conduta dos Agentes Públicos em Exercício da CNEN.

Três instituições foram homenageadas com o Prêmio Octacílio Cunha em reconhecimento às suas contribuições para o progresso e a difusão da energia nuclear em prol do bem-estar da sociedade brasileira: o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), o Instituto Brasileiro da Qualidade Nuclear (IBQN) e a Sociedade Brasileira de Radioterapia (SBRT) respectivamente representados pelo Diretor Marcio Portes de Albuquerque; pelo Presidente Wilson Paulucci Rodrigues e pelo Presidente Arthur Accioly Rosa.

Este ano a Comissão Deliberativa da CNEN decidiu homenagear os seus ex-Presidentes com a Medalha Carneiro Felippe, em reconhecimento à liderança exercida por eles, que possibilitou o cumprimento da missão institucional da Comissão ao longo desses 62 anos. Receberam a medalha durante a cerimônia José Mauro Esteves dos Santos, Antônio Carlos de Oliveira Barroso e Ângelo Fernando Padilha. José Luiz de Santana Carvalho, Odair Dias Gonçalves e Renato Machado Cotta não puderam estar presentes, mas receberão a condecoração em data próxima a ser agendada. Além dos ex-Presidentes, também receberá a medalha o Diretor do Departamento de Ciências Nucleares e Aplicações da Agência Internacional de Energia Atômica, Aldo Malavasi Filho, em data a ser marcada quando de sua vinda ao Brasil.

O encontro histórico dos ex-presidentes culminou com a entrega da homenagem de Honra ao Mérito a Rex Nazaré Alves. Como ele já havia sido condecorado com a Medalha Carneiro Felippe em 1994, este ano o Presidente da CNEN, Paulo Roberto Pertusi, entregou uma placa alusiva à grande contribuição de Rex Nazaré tanto para a CNEN, quanto para o desenvolvimento e fortalecimento da área nuclear.

 DSC 0032

 Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da CNEN, José Carlos Bressiani, e Diretor do CBPF, Márcio Portes de Albuquerque (Foto: Douglas Troufa /CNEN)

 

DSC 0044

 Diretora de Gestão Institucional da CNEN, Elizabeth Rodrigues Cunha, e o Presidente da SBRT, Arthur Accioly Rosa (Foto: Douglas Troufa /CNEN)

 

DSC 0038

Diretor de Radiproteção e Segurança Nuclear da CNEN, Alexandre Gromann, e o Presidente do IBQN, Wilson Paulucci Rodrigues

(Foto: Douglas Troufa /CNEN)

DSC 0053

Presidente da CNEN, os três diretores da CNEN e o ex-presidente Jose Mauro Esteves dos Santos (Foto: Douglas Troufa /CNEN)

 

DSC 0076

 Presidente da CNEN, os três diretores da CNEN e o ex-presidente Antonio Carlos de Oliveira Barroso (Foto: Douglas Troufa /CNEN)

DSC 0092

 Presidente da CNEN, os três diretores da CNEN e o ex-presidente Ângelo Fernando Padilha  (Foto: Douglas Troufa /CNEN)

 

DSC 0112

 Presidente da CNEN, os três diretores da CNEN e o ex-presidente Rex Nazaré Alves  (Foto: Douglas Troufa /CNEN)

 

Homenagem aos servidores e lançamento de Código de Conduta

Como ocorre em todos os aniversários, anualmente é lembrada a importância da ação dos servidores para o êxito da instituição, homenageando os que completam trinta anos de serviços prestados. Nesse 62° aniversário, o Dr. Wilson Aparecido Parejo Calvo, Superintendente do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN), recebeu das mãos do Presidente da CNEN o seu diploma de reconhecimento em nome de todos os demais.

Durante o evento foi lançado oficialmente o Código de Conduta da CNEN, que orienta a conduta ética dos agentes públicos em exercício na Comissão e ainda complementa o Código de Ética do Servidor Federal, elucidando aspectos específicos da CNEN. Durante a cerimônia, o Presidente da Comissão de Ética da CNEN, Paulo Renato Barbosa Marinho, fez uma breve apresentação, destacando a importância de que todos os colaboradores coloquem em prática no dia a dia os conceitos de uma conduta ética. Em seguida, ele e o Presidente Paulo Roberto Pertusi assinaram o primeiro exemplar impresso do Código, marcando o lançamento oficial.

Para encerrar a cerimônia, Paulo Pertusi reiterou a honra de reunir na CNEN os ex-presidentes que fizeram a história da CNEN e a importância da participação dos servidores baseada em princípios éticos. Em seu discurso ressaltou que a ampliação dos usos pacíficos da tecnologia nuclear passa, necessariamente, por uma maior compreensão da sociedade a respeito dos benefícios e das rigorosas práticas de segurança do setor. Destacou ainda que este é um esforço conjunto das instituições do setor e que a aproximação e a integração de todos os agentes são fundamentais para o desenvolvimento e fortalecimento da área nucelar e da ciência e tecnologia do Brasil.

 

DSC 0028

 Presidente da CNEN e Wilson Aparecido Parejo Calvo, Superintendente do IPEN (Foto: Douglas Troufa /CNEN)

 

DSC 0177

 Presidente da CNEN e Paulo Renato Barbosa Marinho, Presidente da Comissão de Ética da CNEN  (Foto: Douglas Troufa /CNEN)

 

 Baixe todas as fotos da solenidade clicando AQUI.

registrado em:
Fim do conteúdo da página