Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > CNEN participa de Conferência Ministerial sobre Ciência Nuclear e Tecnologia na AIEA
Início do conteúdo da página

CNEN participa de Conferência Ministerial sobre Ciência Nuclear e Tecnologia na AIEA

  • Publicado: Sexta, 30 de Novembro de 2018, 12h09
  • Última atualização em Sexta, 30 de Novembro de 2018, 12h31

A Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) participou de 28 a 30 de novembro da Conferência Ministerial sobre Ciência Nuclear e Tecnologia, promovida pela Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) em Viena, Áustria. O encontro teve como tema o enfrentamento de “Desafios de Desenvolvimento Atuais e Emergentes” do setor nuclear. O Presidente da CNEN, Paulo Roberto Pertusi, representou o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e a CNEN no evento.

A Conferência teve como objetivo facilitar o diálogo de alto nível entre países membros da AIEA em temas relacionados a ciência nuclear, tecnologia e aplicações para as utilizações pacíficas e a sua entrega aos Estados-Membros, principalmente por meio do programa de cooperação técnica da AIEA. Os debates também abordaram a contribuição dessa tecnologia para o desenvolvimento sustentável. Durante o evento, os ministros e seus representantes têm a oportunidade de compartilhar suas experiências nacionais em uma plenária técnica e científica com discussões de alto nível envolvendo ainda formuladores de políticas, cientistas, especialistas técnicos e empresários.

Pela CNEN, também participaram da Conferência o superintendente do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN), Wilson Aparecido Parejo Calvo, o diretor do Instituto de Engenharia Nuclear (IEN), Fabio Staude, o diretor do Instituto de Radioproteção e Dosimetria (IRD), Renato Di Prinzio, o coordenador-geral de aplicações das radiações ionizantes, Francisco Rondinelli e o gerente de operação do irradiador multipropósito de Cobalto-60 do IPEN, Pablo Antonio Vasquez Salvador.

Durante a Conferência, Paulo Pertusi discorreu sobre o Programa Nuclear Brasileiro e Wilson Calvo fez uma apresentação sobre o Reator Multipropósito Brasileiro (RMB). O servidor Pablo Salvador apresentou a palestra Radiation technology: From high performance materials to preserving cultural heritage. Um dos eventos paralelos à Conferência teve como tema a cooperação em tecnologia nuclear entre Brasil e Argentina.

A AIEA, reforçando o seu compromisso com a sustentabilidade, organizou o evento nos padrões de uma “reunião verde”, de acordo com as diretrizes do rótulo ecológico austríaco, mantendo o impacto ecológico da Conferência o mais baixo possível.

registrado em:
Fim do conteúdo da página