Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > CNEN participa das ações de segurança nuclear e radiológica na posse do presidente Bolsonaro
Início do conteúdo da página

CNEN participa das ações de segurança nuclear e radiológica na posse do presidente Bolsonaro

  • Publicado: Quinta, 03 de Janeiro de 2019, 09h59
  • Última atualização em Quinta, 03 de Janeiro de 2019, 11h27

 

 

Servidores da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) fizeram parte das equipes que garantiram a segurança na solenidade de posse do presidente Jair Bolsonaro, realizada na terça-feira (1/1) em Brasília. Os técnicos da Comissão apoiaram as forças de defesa e de segurança pública, especialmente na área de segurança nuclear e radiológica do evento, participando de varreduras programadas e por demanda em instalações estratégicas e áreas de interesse da chamada Operação Posse e também nos veículos empregados durante a cerimônia.

Os trabalhos da CNEN iniciaram muito antes da posse. Reuniões técnicas preparatórias foram realizadas nos meses de novembro e dezembro, sob a coordenação geral do Comando Militar do Planalto, órgão responsável pelo planejamento e execução das ações conjuntas das diversas organizações envolvidas.

Nos dias 30 e 31 de dezembro de 2018 e no dia primeiro de janeiro de 2019 foram realizados monitoramentos radiométricos em prédios públicos (ministérios, Catedral, Palácio do Planalto, Congresso Nacional e Itamaraty), além de rastreamentos terrestres e aéreos em toda área da Esplanada dos Ministérios e adjacências.

Durante a solenidade, os técnicos da CNEN focaram no controle de acesso às áreas de interesse e na identificação de possíveis ameaças de origem nuclear ou radiológica, estando em condições de atuar em uma pronta-resposta em caso de uma emergência desta natureza.

A Comissão mobilizou uma equipe de 16 profissionais diretamente envolvidos nas ações de segurança, entre eles o presidente da instituição. A equipe foi composta por servidores de diferentes unidades da CNEN: dez do Instituto de Radioproteção e Dosimetria (IRD), um do Escritório de Brasília (Esbra), um do Distrito de Fortaleza (DIFOR) e três do Centro Regional de Ciências Nucleares do Centro-Oeste (CRCN-CO).

 

 

CNEN posse Bolsonaro 7

Equipe da CNEN em Brasíla durante reunião preparatória das ações de segurança

 

CNEN posse Bolsonaro 1

Equipe da CNEN preparando para embarque

 

 

CNEN posse Bolsonaro 5

Profissionais da CNEN durante levantamento radiométrico de Brasília

 

CNEN posse Bolsonaro 8

Varredura em ambientes da solenidade de posse

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página