Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Sipron promove o seminário Comunicação ao Público sobre Emergência Nuclear
Início do conteúdo da página

Sipron promove o seminário Comunicação ao Público sobre Emergência Nuclear

  • Publicado: Sexta, 24 de Maio de 2019, 11h03
  • Última atualização em Quarta, 29 de Maio de 2019, 12h48

 

O seminário Comunicação ao Público sobre Emergência Nuclear foi realizado de 21 a 23 de maio na sede da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), no Rio de Janeiro. O evento foi promovido pelo Sistema de Proteção ao Programa Nuclear Brasileiro (SIPRON) do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República e teve apoio da CNEN e da Eletronuclear.

O seminário teve como objetivo fomentar a troca de informações entre várias instituições do setor, profissionais especializados em comunicação social e com formações distintas e com experiência e conhecimento em emergência nuclear ou radiológica. Os debates forneceram base para o aperfeiçoamento do protocolo de atuação em situações de emergência e para capacitar as equipes de resposta em caso de uma situação de emergência radiológica ou nuclear. Também foi abordada a eficácia da comunicação com o público no caso de uma emergência radiológica ou nuclear, visando mitigar as consequências para a população e para o ambiente e minimizar os riscos e impactos característicos neste tipo de acidente.

No primeiro dia, a abertura do Seminário contou com a presença de presidentes de instituições públicas e de outras organizações da área nuclear e autoridades do Gabinete de Segurança Institucional. Cerca de 90 pessoas acompanharam os três dias do evento, entre elas, profissionais oriundos de organizações do setor nuclear brasileiro, das Forças Armadas, de unidades de Bombeiros Militares, da Defesa Civil, órgãos ambientais entre outras instituições.

Focando no aprimoramento das ações de comunicação necessárias em um quadro emergencial envolvendo energia nuclear, o Seminário também abordou o desafio de bem informar e comunicar em uma situação de emergência nesta área. A programação reuniu um grupo de profissionais especializados em comunicação social e também profissionais com formações em outros campos, mas que desenvolvem projetos ou que já se depararam com desafios envolvendo ações de comunicação. Os palestrantes selecionados já passaram por relevantes experiências ou acumularam conhecimento envolvendo a necessidade de comunicação social em situações de emergência.

          O seminário mostrou também áreas relevantes a serem levadas em conta para uma boa gestão da comunicação em caso de emergência radiológica ou nuclear, como por exemplo conteúdo da informação, a logística, a avaliação de públicos-alvo, a participação deste público, as mensagens, a auto avaliação e as chamadas Fake News. Estas ações devem ser feitas com planejamento e transparência.

Compartilhando conhecimentos e experiências, palestrantes com relevantes experiências e conhecimento em comunicação de crise e de emergência abordaram casos reais de emergência radiológica, nuclear e de outros setores. Entre as lições aprendidas está a imperiosa necessidade de treinamento e preparação para o desenvolvimento de ações eficazes de comunicação social em caso de emergência, enfatizando a importância de um olhar humano e solidário sobre a população como um todo. Os palestrantes ressaltaram, ainda, a necessidade de promover a boa relação com a mídia e mostraram que a comunicação é instrumento de transparência, devendo estar voltada para a resolução de conflitos, mediação de interesses e o fornecimento de orientações adequadas à população.

         

 

Autoridades no palco

Autoridades presentes na abertura do Seminário. Da esq./Dir.: Richard Shouler (representando presidente da Eletronuclear), Contra-Almirante Paulo César Demby Corrêa ( representando Ministério da Defesa), Contra-Almirante Antonio Capistrano de Freitas Filho (Secretário de Coordenação de Sistemas do Gabinete de Segurança Institucional - GSI), Paulo Roberto Pertusi (presidente da Comissão Nacional de Energia Nuclear - CNEN), Carlos Freire Moreira (presidente da Indústrias Nucleares do Brasil - INB) e Claudio de Almeida (presidente da Associação Brasileira de Energia Nuclear - ABEN).

 

Abertura Representante Pres. Eletronuclear

Pronunciamento de Richard Shouler, representante da Eletronuclear,  na abertura do evento.

 

 

Abertura Oficial Marinha 1

Pronunciamento do Contra-Almirante Paulo César Demby Corrêa, representante do Ministério da Defesa, na abertura do evento. 

 

 

Abertura Oficial Marinha 2

Pronunciamento do Contra-Almirante Antonio Capistrano de Freitas Filho, Secretário de Coordenação de Sistemas do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), na abertura do evento. 

 

 

Abertura Carlos Freire Moreira presidente da INB

Pronunciamento de Carlos Freire Moreira, presidente da Indústrias Nucleares do Brasil (INB), na abertura do evento.

 

 

Abertura Claudio Almeira da Aben

Pronunciamento de Claudio de Almeida, presidente da Associação Brasileira de Energia Nuclear  (ABEN), na abertura do evento. 

 

 

Fala presidente CNEN

Pronunciamento de Paulo Roberto Pertusi, presidente da Comissâo Nacional de Energia Nuclear (CNEN), na abertura do evento. 

 

 

Apresentação Santos Sipron

Palestra de abertura: Jair dos Santos Oliveira, do Sipron. 

 

 

Palestra Walter

Palestra de Walter Mendes Ferreira, da CNEN. 

 

 

Palestra Alice

Palestra de Alice Cunha da Silva, da ABEN / Westinghouse.

 

 

Palestra Coronel Silva

Palestra do coronel Edson Tavares da Silva, da Defesa Civil do Rio de Janeiro.

 

 

Palestar Marco Eletro

Palestra de Marco Antonio Torres Alves, da Eletronuclear.

 

 

Palestra Marcelo

Palestra de Marcelo Lopes, da Defesa Civil de Angra dos Reis.

 

 

Palestra Cassia

Palestra de Cássia Helena Pereira Lima, da CNEN.

 

 

Palestra oficial Comunicação Social da Marinha

Palestra de Marcos Simas, da Marinha do Brasil.

 

 Palestra Dr. Alexandre

Palestra de Alexandre de Oliveira, médico que atuou no acidente de Goiânia. 

 

 Palestra Coronel Godinho Defesa MG

Palestra de Flávio Godinho Pereira, da Defesa Civil de Minas Gerais. 

 

 

Respondedores oficina

Participantes de oficina interativa que simulou entrevista coletiva sobre emergência na área nuclear.

 

Foto Grupo de participantes do Seminário

Grupo de participantes do Seminário reunidos ao final do evento. 

 

Fotos: Luiz Claudio Braz e Douglas Troufa

registrado em:
Fim do conteúdo da página