Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > CNEN NA SEGURANÇA DA COPA AMÉRICA
Início do conteúdo da página

CNEN NA SEGURANÇA DA COPA AMÉRICA

  • Publicado: Segunda, 08 de Julho de 2019, 16h10
  • Última atualização em Segunda, 08 de Julho de 2019, 16h38

 

A Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) esteve presente na 46ª edição da Copa América, realizada no período de 14 de junho a 7 de julho no Brasil. Cerca de 80 servidores da instituição atuaram na resposta em caso de situações de emergência ou potencial risco com material nuclear ou radiológico nas cidades de São Paulo (SP), Porto Alegre (RS), Belo Horizonte (MG), Salvador (BA) e Rio de Janeiro (RJ), locais de realização das partidas. Todas as equipes da CNEN se mantiveram em regime de prontidão, dando suporte às forças de segurança que atuaram na Copa América.

A coordenação das equipes foi feita pelo pesquisador do Instituto de Radioproteção e Dosimetria (IRD) da CNEN, Renato Di Prinzio: “O nosso suporte aconteceu em relação às forças de segurança pública. Tivemos um papel fundamental nessa segurança. A nossa especialização era identificar artefatos que poderiam causar uma liberação de material radioativo”, explicou Prinzio.

A preocupação com a segurança radiológica tornou-se mais intensa especialmente após a ocorrência dos ataques terroristas de 11 de setembro de 2001, nos Estados Unidos. Por conta disto, ações de segurança em grandes eventos são desenvolvidas pela CNEN desde 2007, quando ocorreram no Brasil os Jogos Pan-Americanos e Parapan-Americanos. Prinzio destaca que o IRD/CNEN é a instituição do país com maior treinamento e expertise na organização do atendimento a grandes eventos, com especialistas que participaram de muitos outros destes eventos em diferentes países. “Participamos inclusive da elaboração de documentos pela Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), identificando o que pode e deve ser feito em situações de emergência”, relembra Prinzio

A abertura da Copa América foi realizada na cidade de São Paulo, no estádio do Morumbi, e contou com a presença dos técnicos do Instituto de Pesquisa Energética Nuclear –IPEN/CNEN. A partida final da Copa América ocorreu no último domingo (7/7) na cidade do Rio de Janeiro, no estádio do Maracanã. Durante toda a competição não foi observado qualquer ato ou evento envolvendo material radioativo que pudesse comprometer a segurança e o bom andamento do evento.

 

Copa América equipe IRD

Equipe do IRD/CNEN que atuou nas ações de segurança da Copa América

 

Copa América equipe Ipen Morumbi

Equipe do IPEN/CNEN em frente ao estádio Morumbi.

 

Copa América equipe Ipen Morumbi 2

Estádio Morumbi.

 

Copa América Porto Alegre servidores

Servidores da CNEN que atuaram na Arena do Grêmio, em Porto Alegre.

Copa América Porto Alegre estádio

Arena do Grêmio, um dos estádios da Copa América.

Copa América CDTN servidores

Equipe do CDTN/CNEN que atuou no estádio Mineirão. 

 

Copa América CDTN MIneirão

Estádio Mineirão, em Belo Horizonte, um dos palcos da Copa América. 

 

Copa América FONTE Nova servidores IRD

Equipe da CNEN que atuou na Arena Fonte Nova, em Salvador. 

Copa América FONTE Nova estádio

Arena Fonte Nova, um dos estádios da Copa América. 

registrado em:
Fim do conteúdo da página