Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Cerimônia de posse da diretora do IRD foi realizada no campus do instituto, no Rio de Janeiro
Início do conteúdo da página

Cerimônia de posse da diretora do IRD foi realizada no campus do instituto, no Rio de Janeiro

  • Publicado: Quinta, 18 de Julho de 2019, 14h53
  • Última atualização em Sexta, 19 de Julho de 2019, 11h30

 

 

Angélica Wasserman, nova diretora IRD; coordenador-geral de Aplicações das Radiações Ionizantes, Francisco Rondinelli; diretor IRD de 2017 a 2019, Renato Di Prinzio. 
 
 
 
   A diretora do Instituto de Radioproteção e Dosimetria (IRD), Maria Angélica Vergara Wasserman, tomou posse em cerimônia no dia 17 de julho, no campus do IRD, Rio de Janeiro. Participaram da solenidade o coordenador-geral de Aplicações das Radiações Ionizantes, Francisco Rondinelli Júnior, representando a presidência da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) e a Diretoria de Pesquisa e Desenvolvimento da instituição, e o físico Renato Di Prinzio, que ocupou o cargo de diretor do instituto de 2017 a maio deste ano e fez a transmissão simbólica do cargo.
   Em mensagem lida pela chefe de gabinete da CNEN, Cássia Helena Lima, o presidente do órgão, Paulo Roberto Pertusi, agradeceu a dedicação e o profissionalismo de Di Prinzio e desejou à nova diretora sucesso e grandes realizações. “Vamos trabalhar para fortalecer cada vez mais o papel e a importância do IRD e da CNEN para o país”, destacou. Pertusi estaria presente ao evento, mas foi convocado para uma reunião em Brasília e fez questão de deixar sua mensagem enaltecendo o trabalho do instituto em prol da área nuclear do país.
   Estiveram também presentes os diretores CNEN de Radioproteção e Segurança Nuclear, Alexandre Gromann, e da Gestão Institucional, Roberto Xavier. O diretor do Instituto de Engenharia Nuclear, Fábio Staude, também marcou presença. 
   Em seu pronunciamento, Rondinelli destacou a determinação e a paixão com que atua a equipe de profissionais do IRD e essa é, segundo o gestor, a marca do IRD, que tem como foco a proteção do público, dos trabalhadores e do meio ambiente. Ofereceu ainda todo o apoio da Diretoria de Pesquisa e Desenvolvimento da CNEN à nova gestão do instituto.
   A saudação à nova diretora foi feita por Flávia Bartoly, ex-aluna do IRD e orientanda de Angélica desde a iniciação científica até o doutorado.  Wasserman enfatizou a força das parcerias, do ensino, da pesquisa e da inovação, que pretende estimular ainda mais. Reforçou o compromisso com a ética e a gestão transparente, e ainda o foco na cultura de segurança e na qualidade. “Tenho uma importante e desafiadora missão. Vamos unidos trabalhar com afinco”, enfatizou, diante da comunidade IRD, formada por servidores, colaboradores e alunos que estiveram presentes ao auditório Rex Nazaré Alves, nome do primeiro diretor do instituto. O legado de Rex, fundador do IRD, foi lembrado em várias ocasiões.
   Prinzio destacou a força da instituição e os laços de afeto que mantém com o IRD, onde iniciou sua vida profissional e onde liderou equipes de diversas áreas até chegar à direção do instituto.  Lembrou sobre como é importante enfrentar os desafios na área de gestão e de que estreitou laços de amizade e respeito profissional. Desejou à nova diretora êxito na condução do instituto.   
   Os ex-diretores do IRD José Marcus Godoy e José Ubiratan Delgado prestigiaram a transmissão do cargo, para o qual a gestora, servidora de carreira da CNEN, foi escolhida para um mandato de quatro anos por comitê de busca instituído pela autarquia em outubro de 2018.
   Estiveram presentes ao evento dirigentes e integrantes de sociedades científicas, instituições de pesquisa e parceiros institucionais como o Inmetro, Associação Brasileira de Energia Nuclear, Sociedade Brasileira de Medicina Nuclear, UFRJ, Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação de Pesquisa (Coppe/UFRJ), Sociedade  Brasileira de Proteção Radiológica, Sociedade Brasileira de Metrologia, Federação de Radioproteção da América Latina e Caribe, Fiocruz, Embrapa.
 
 
 
Auditório IRD, com capacidade para 150 lugares, ficou lotado. 
 
Texto: Lilian Bueno/ Ascom IRD
Fotos conteúdo interno: Heloisa Barra/ Ascom IRD
Foto banner: Luiz Tadeu Duarte/IRD
registrado em:
Fim do conteúdo da página