O presidente da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), Paulo Roberto Pertusi, e os diretores Ricardo Fraga Gutterres (Diretoria de Radioproteção e Segurança Nuclear - DRS) e Madison Coelho de Almeida (Diretoria de Pesquisa e Desenvolvimento - DPD), entre outros membros da instituição, integraram a delegação brasileira que participou da 63ª Conferência Geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA). O evento ocorreu entre os dias 16 e 20 de setembro, em Viena. A delegação brasileira contou também com membros do Ministério de Minas e Energia, Ministério das Relações Exteriores e integrantes da Marinha do Brasil.
A equipe da CNEN que integrou a delegação brasileira presente à Conferência foi composta também pela Coordenadora-Geral de Assuntos Internacionais da instituição, Viviane da Silva Simões, e pelo Coordenador-Geral de Aplicações das Radiações Ionizantes da DPD/CNEN, Francisco Rondinelli Júnior, que acompanharam o presidente e diretores em diversos compromissos e eventos paralelos específicos da CNEN, conforme relacionado abaixo.
A Conferência ocorre anualmente e reúne representantes dos Estados-Membros da AIEA. No encontro são avaliadas e decididas medidas para fortalecer a cooperação internacional em matéria de segurança nuclear, ações de salvaguardas nas aplicações da energia nuclear, ações de cooperação técnica entre a AIEA e os países que a integram e também questões orçamentárias, os projetos e investimentos da AIEA.
Os integrantes da delegação brasileira estiveram envolvidos em eventos da área nuclear paralelos à Conferência Geral da AIEA. Foram realizadas visitas a laboratórios da Agência, encontros científicos abordando aplicações da energia nuclear em diferentes áreas, entre outras atividades.
Redes Sociais