Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Em missão no Brasil, diretor geral da NEA/OECD visita sede da CNEN e faz palestra no IPEN
Início do conteúdo da página

Em missão no Brasil, diretor geral da NEA/OECD visita sede da CNEN e faz palestra no IPEN

  • Publicado: Sexta, 08 de Novembro de 2019, 11h30
  • Última atualização em Sexta, 08 de Novembro de 2019, 14h02

 

Palestra

Diretor da NEA/OECD em palestra no IPEN.                                                            Foto:  E. R. Paiva

  

  O diretor geral da Nuclear Energy Agency, pertencente à Organisation for Economic Co-operation and Development (NEA/OECD), William Magwood, esteve reunido com diretores e presidente da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) no dia 4 de novembro, na sede da CNEN, no Rio de Janeiro. No dia 6, ele esteve no Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN- CNEN/SP), onde  proferiu, pela manhã, a palestra “The Nuclear Energy Agency (NEA/OECD) and the role of nuclear energy in the climate change mitigation efforts” (“A Agência de Energia Nuclear (NEA / OCDE) e o papel da energia nuclear nos esforços de mitigação das mudanças climáticas”, em tradução livre), no auditório Prof. Dr. Rômulo Ribeiro Pieroni, e à tarde, visitou três Centros de Pesquisa do Instituto.

 

   Na sede da CNEN, o diretor da NEA/OECD apresentou sua instituição e também assistiu a uma apresentação sobre a Comissão. No IPEN, acompanhado de sua assessora Giovanna Piccareta, do segundo secretário do Ministério das Relações Exteriores do Brasil (MRE), Irineu Paes Pacheco Barreto, e da coordenadora geral de Assuntos Internacionais da CNEN, Viviane da Silva Simões, Magwood conheceu um pouco sobre a história do Instituto no Espaço Cultural Marcelo Damy, acompanhado pelo diretor do instituição, Wilson Calvo, e de José Augusto Perrotta.

 

   Após a visita ao Espaço Cultural Marcelo Damy, já na sala de reuniões da Superintendência, os convidados assistiram a um filme sobre o Reator Multipropósito Brasileiro (RMB), projeto do qual Perrotta é coordenador técnico. “É um prazer muito grande estar aqui ao lado do Dr. Magwood, ainda mais para falar de um tema tão importante”, comentou Calvo, antes de passar a palavra ao convidado.

 

   Após a palestra, os visitantes seguiram para o Centro do Reator de Pesquisas (CERPQ), onde puderam conhecer o Reator Nuclear de Pesquisa IEA-R1, o primeiro reator de pesquisas do Brasil, em atividade desde 1957. Eles foram recepcionados pelo gerente do Centro, Frederico Antonio Genezini, que resumiu a história do IEA-R1, desde a sua primeira operação.

 

   O Centro de Radiofármacia (CECRF) foi o segundo visitado pela comitiva, recepcionada pelos pesquisadores Efraim Araujo Perini, chefe do Centro, e Jair Mengatti, coordenador de Produtos e Serviços do IPEN. O CECRF é o responsável por uma das principais atividades do Instituto: a produção de radiofármacos para o uso na medicina nuclear em clínicas de todo o País. Perini e Mengatti mostraram a vitrine de radiofármacos e a área de células quentes aos visitantes.

 

   A última visita foi no Centro de Tecnologia das Radiações (CETER). O grupo conheceu o Irradiador Multipropósito de Cobalto-60, utilizado, prioritariamente, para as necessidades do Instituto, como a esterilização dos recipientes usados para transporte e uso de radiofármacos, e também esterilização de rações e outros insumos do biotério da radiobiologia. Lá são feitas ainda irradiações de suporte às pesquisas desenvolvidas no IPENe em instituições parceiras. Ainda no CETER, os visitantes conheceram os Aceleradores Instrumentais de Elétrons.

 

   “Achei o evento bastante interessante para a área de reatores nucleares e energia nuclear, no geral. Foi um encontro muito positivo, pois temos um vínculo forte com Agência Internacional de Energia Atômica, por meio de projetos, pesquisas e encontros. Em alguns eventos, temos apoio direto da Agência, oferecemos nossas instalações e considero importante o vínculo com esses países mais diretamente”, afirmou Maria Helena Sampaio, pesquisadora aposentada, colaboradora do CETER.

 

   A missão de Magwood no Brasil ocorreu de 4 a 8 de novmebro. Neste período, além da CNEN, ele visitou outras instituições brasileiras ligadas ao setor nuclear nacional. Na manhã desta sexta-feira (8/11), último dia de sua programação, teve uma reunião com o Ministro Marcos Pontes, da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). 

 

Texto: Rafaelle Pereira, estagiária, com supervisão da Assessoria de Comunicação do Ipen  / Comunicação Social CNEN 

registrado em:
Fim do conteúdo da página