Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Dirigentes da CNEN visitam Moscamed
Início do conteúdo da página

Dirigentes da CNEN visitam Moscamed

  • Publicado: Sexta, 17 de Janeiro de 2020, 13h00
  • Última atualização em Terça, 04 de Fevereiro de 2020, 15h23

O titular da Diretoria de Pesquisa e Desenvolvimento (DPD) da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), Madison Almeida, e o diretor do Centro Regional de Ciências Nucleares do Nordeste (CRCN/NE), Carlos Brayner, visitaram na quarta-feira (15/01) a biofábrica Moscamed, localizada em Juazeiro, no interior da Bahia. Eles foram recebidos pelo diretor-presidente da empresa, Jair Virginio. Além de visitas aos laboratórios da Moscamed, foram discutidas possibilidades de trabalho conjunto, visando à aplicação da Técnica do Inseto Estéril no mosquito Aedes aegypti.

A referida técnica, consagrada no combate à mosca da fruta, é atualmente foco de projeto da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), visando ao combate do vetor da Dengue, Zika e Chicungunya. Há cooperação em curso entre a Moscamed, o Ministério da Saúde, a Prefeitura do Recife, o Departamento de Energia Nuclear da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e a área de assuntos internacionais da CNEN.

Por parte da CNEN, o diretor Madison Almeida pretende que outras duas unidades da instituição, além do CRCN/NE, se integrem à cooperação nas atividades desenvolvidas pela Moscamed: o Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN) e o Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN). Em breve, será agendada uma visita da Moscamed ao CRCN/NE, com o objetivo de prospectar possibilidades de utilização de laboratórios e pesquisadores. Além disso, será proposto um instrumento de cooperação, bem como a participação conjunta em editais na área técnica das referidas atividades.

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página