Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > RMB e recursos humanos foram os temas centrais em reunião da direção da CNEN com autoridades do MCTIC
Início do conteúdo da página

RMB e recursos humanos foram os temas centrais em reunião da direção da CNEN com autoridades do MCTIC

  • Publicado: Quinta, 30 de Janeiro de 2020, 13h13
  • Última atualização em Quinta, 30 de Janeiro de 2020, 14h55

Reunião MCTIC CNEN

Representantes da CNEN e MCTIC em sala de reuniões do Ministério. 

 

 A direção da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) reuniu-se nesta quarta-feira (29/1), em Brasília, com autoridades do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). Os principais temas tratados no encontro foram o Reator Multipropósito Brasileiro (RMB) e a disponibilidade de recursos humanos na CNEN.

Pela CNEN, participaram da reunião o presidente da instituição, Paulo Roberto Pertusi, os diretores Madison Almeida (da Diretoria de Pesquisa e Desenvolvimento – DPD) e Roberto Xavier (da Diretoria de Gestão Institucional DGI) e o coordenador-geral Francisco Rondinelli Junior (da Coordenação-Geral de Aplicações das Radiações Ionizantes da DPD/CNEN). Por parte do Ministério, estiveram presentes o secretário-executivo, Julio Francisco Semeghini Neto, o titular da Secretaria de Tecnologias Aplicadas (SETAP), Mauricio Ribeiro Gonçalves, o titular da Subsecretaria de Unidades Avançadas (SUV), Gerson Nogueira Machado de Oliveira, três diretores do MCTIC: Johnny Ferreira dos Santos (do Departamento de Governança Institucional – DGI), Dino Ishikura (do Departamento de Tecnologias Estratégicas e de Produção – DETEP) e Flavia Duarte Nascimento (do Departamento de Administração – DAD), além de dois servidores da Secretaria de Planejamento, Cooperação, Projetos e Controle (SEPLA): Carlos Fernandes e Oscar Zveiter.

Na reunião foram apresentados aspectos do RMB, em termos de histórico e entregas planejadas do reator – produção de radioisótopos, radiofármacos, caracterização de materiais e diversos outros experimentos, com destaque para os realizados em guias de nêutrons. Foram também discutidos arranjos orçamentários e de governança possíveis para o empreendimento, de forma a alcançar o melhor assessoramento possível às instâncias decisórias.

Na segunda parte do encontro foi apresentado pela CNEN o cenário de recursos humanos, tanto na sede como nas Unidades Técnico-Científicas, com enfoque nas curvas do número de servidores versus encargos existentes. Foi dada ênfase, principalmente, às faixas etárias dos servidores, aos quantitativos de abonos-permanência e aos parâmetros comparativos nas três últimas décadas. Tratou-se dos instrumentos possíveis de recomposição da força de trabalho.

A respeito dos temas tratados, os representantes do MCTIC anotaram os pontos relevantes e expuseram as coordenações já realizadas e a serem buscadas, no âmbito intra e interministerial. O encontro também foi uma oportunidade para a CNEN apresentar, de forma mais ampla, as possibilidades da área nuclear no país, com foco na liderança do MCTIC à frente de projetos estruturantes do setor. Para conhecerem melhor o que a CNEN fez no ano passado e o que planeja para este ano, os representantes do Ministério receberam da direção da CNEN a publicação “Realizações 2019/Entregas 2020-CNEN”. 

registrado em:
Fim do conteúdo da página