Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > IEN recebe visita do diretor da DPD
Início do conteúdo da página

IEN recebe visita do diretor da DPD

  • Publicado: Segunda, 03 de Fevereiro de 2020, 09h16
  • Última atualização em Segunda, 03 de Fevereiro de 2020, 09h16

O titular da Diretoria de Pesquisa e Desenvolvimento (DPD) da CNEN, Madison Coelho de Almeida, e colaboradores, visitaram, no dia 30 de janeiro, o Instituto de Engenharia Nuclear (IEN), unidade da CNEN no Rio de Janeiro. Eles foram recebidos pelo diretor do IEN, Fábio Staude, e por parte do corpo gerencial do Instituto.

Inicialmente, em reunião pela manhã, Staude fez uma apresentação minuciosa do IEN, destacando realizações e novos projetos. Almeida demonstrou grande preocupação com a progressiva redução dos recursos humanos no âmbito da CNEN e de seus institutos, em função do grande número de aposentadorias, por um lado, e da não realização de novos concursos, por outro. Por isso, tem se debruçado, ao lado de outros gestores da CNEN, no sentido de buscar soluções junto ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e ao Ministério da Economia.

O diretor da DPD destacou o tripé de princípios que move todo o MCTIC atualmente, e que acredita ser extensível à CNEN e sua área de pesquisa e desenvolvimento: geração de conhecimento, geração de recursos financeiros (sempre que possível) e bem-estar social.

Num contexto de fortalecimento do setor nuclear junto ao governo federal, Almeida vê o momento atual como propício para o fortalecimento do IEN e a revitalização do Instituto como centro de pesquisa. Neste sentido, a criação de novas frentes de trabalho passa a ser fundamental.

Almeida sugeriu que o IEN dedique atenção especial às pesquisas associadas ao desenvolvimento de reatores modulares de baixa potência, por considerá-los como vocacionais para o Instituto. Na visão do diretor, os produtos gerados podem atender a demandas sociais importantes para o País, tais como a geração de energia elétrica em locais remotos como a Amazônia, por exemplo.

Em seguida, sempre acompanhado pelo diretor do IEN, Almeida foi conduzido a algumas das instalações do Instituto: a Sala de Realidade Virtual do SECAP (Setor de Capacitação), o Reator Argonauta, a Radiofarmácia e o Depósito de Rejeitos.

 

Texto: Comunicação Social IEN

registrado em:
Fim do conteúdo da página