Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Publicada versão revisada do Glossário CNEN do Setor Nuclear e Radiológico Brasileiro
Início do conteúdo da página

Publicada versão revisada do Glossário CNEN do Setor Nuclear e Radiológico Brasileiro

  • Publicado: Quinta, 12 de Março de 2020, 12h25
  • Última atualização em Quinta, 12 de Março de 2020, 12h57

 

A Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) está lançando uma edição revisada e atualizada do Glossário CNEN do Setor Nuclear e Radiológico Brasileiro (março 2020). A publicação busca uniformizar termos, conceitos e definições de uso corrente na área nuclear. Com este trabalho, a CNEN se alinha às boas práticas internacionais, principalmente àquelas preconizadas pela Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) a respeito da terminologia utilizada pelo setor nuclear e radiológico em nível mundial.

A publicação não tem aspecto mandatório, função esta que cabe somente às normas de licenciamento e controle do setor nuclear brasileiro emitidas pela CNEN. O objetivo do Glossário é ser um documento de referência para consultas e esclarecimentos sobre conceitos e definições usuais sobre aplicações da energia nuclear e seus processos de licenciamento e controle. Na publicação estão reunidos 474 termos, um total de 112 termos a mais que os publicados em 2015, ano da última atualização do Glossário.

A revisão atual é resultado de um trabalho realizado ao longo de 2019. Todas as unidades da Diretoria de Radioproteção e Segurança Nuclear (DRS) da CNEN tiveram oportunidade de colaborar. Assim, puderam incluir ou atualizar termos de suas respectivas áreas de atuação. O processo de revisão e atualização do Glossário também teve como referência diferentes fontes de organismos internacionais e de outros países. Vale citar publicações semelhantes, como os glossários da AIEA e da Nuclear Regulatory Commission (NRC), dos Estados Unidos.

O Glossário da CNEN foi atualizado como parte das ações do plano de gestão do processo de elaboração e revisão de normas da Diretoria de Radioproteção e Segurança Nuclear (DRS), atualmente operacionalizado pela Divisão de Segurança Física e Normatização (DISEN). A revisão também foi motivada em razão de novos conteúdos normativos da CNEN. Estão presentes no Glossário termos e definições específicos que integram as novas Normas CNEN NN 2.01 (Proteção Física de Materiais e Instalações Nucleares) e CNEN NN 2.06 (Proteção Física de Fontes Radioativas e Instalações Radiativas Associadas).  Visando manter o conteúdo do Glossário atualizado, sempre que necessário serão realizadas revisões, de forma a possibilitar a inclusão de novos termos ou a reformulação dos conceitos existentes.

Para acessar o Glossário, clique aqui.

 
registrado em:
Fim do conteúdo da página