Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Equipe do LAPOC/CNEN desenvolve programa de computador para gerencimento de informações laboratoriais
Início do conteúdo da página

Equipe do LAPOC/CNEN desenvolve programa de computador para gerencimento de informações laboratoriais

  • Publicado: Terça, 09 de Junho de 2020, 10h15
  • Última atualização em Terça, 09 de Junho de 2020, 10h16

 

                A Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) foi oficialmente notificada no dia dois de junho, pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) sobre o registro do programa de computador GeRAnIo - versão 1.7.2, desenvolvido por uma equipe do Laboratório de Poços de Caldas (LAPOC), unidade da CNEN no interior de Minas Gerais.

                O sistema GeRAnIo (acrônimo de Gerenciamento RadioAnalítico Informatizado) foi elaborado para gerenciamento das atividades radioanalíticas desenvolvidas no LAPOC, sendo desenvolvido em linguagem C# em conjunto com banco de dados de licença aberta. Este sistema gerencia todas as informações do fluxo de trabalho de prestação de serviços de análise realizados no LAPOC - e comuns a quaisquer laboratórios de ensaio, sejam estes químicos ou radiométricos. Dentre os processos gerenciados pelo sistema, destacam-se a elaboração de proposta de trabalho, a atribuição de tarefas aos analistas designados, a inserção dos resultados das medições efetuadas e a emissão de certificado de análise padronizado para o cliente. O ambiente computacional desenvolvido assegura plena rastreabilidade das informações inseridas, assim como a segurança e proteção adequadas das mesmas.

A concepção do Sistema GeRAnIo foi fundamentada para atendimento aos requisitos da norma de qualidade em laboratórios ABNT NBR ISO/IEC 17025, em sua revisão vigente de 2017. O sistema foi avaliado por especialistas do INMETRO por ocasião da auditoria de manutenção da acreditação ISO 17025 do LAPOC, ocorrida em abril de 2019, recebendo melhorias que resultaram na versão 1.7.2, registrada em 2020 junto ao INPI.

                O sistema é de fácil instalação e configuração e, por utilizar banco de dados de arquitetura livre, pode ser usado por qualquer laboratório da CNEN que deseje implementá-lo para total controle na gestão de seus processos laboratoriais. Não há necessidade de compra ou assinatura mensal, como no caso de soluções comercialmente disponíveis.

 

                 Interessados em mais informações podem contatar o pesquisador Dr. Rodrigo Leandro Bonifácio. E-mail: rodrigo@cnen.gov.br.

 

geranio

  Interface do programa.      Imagem: LAPOC

      

registrado em:
Fim do conteúdo da página