Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > IPEN inicia processo de seleção para próximo superintendente
Início do conteúdo da página

IPEN inicia processo de seleção para próximo superintendente

  • Publicado: Quarta, 12 de Agosto de 2020, 10h43
  • Última atualização em Quarta, 09 de Setembro de 2020, 07h35

   Os interessados em participar do processo seletivo para o cargo têm o prazo até 09/10 para se inscrever junto ao Conselho Superior do Instituto.

   Na reunião do Conselho Superior do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN/CNEN), realizada em 31 de julho, foi aprovado o cronograma para o processo de seleção de candidatos que irão compor a lista tríplice a ser apresentada ao Governo do Estado de São Paulo para a indicação do próximo superintendente do Instituto. O mandato do novo dirigente do IPEN será de 21/12/2020 a 20/12/2024. Na mesma reunião, foi aprovado o regimento que norteará o processo seletivo. O Conselho Superior do IPEN é composto por dois representantes da Universidade de São Paulo, dois da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), um da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) e um da Federação do Estado de São Paulo (FIESP).

   Os candidatos deverão ser pesquisadores ou tecnologistas (brasileiros ou naturalizados) que tenham título de doutor ou notório saber documentado na área nuclear. Serão também avaliadas a competência profissional na área nuclear ou correlata e a visibilidade junto à comunidade científica. Os candidatos também deverão comprovar capacidade gerencial em projetos científicos, tecnológicos ou de inovação.

   Os interessados a se candidatar deverão enviar carta ao Presidente do Conselho Superior do IPEN, solicitando a inscrição no processo de seletivo, currículo Lattes atualizado e texto de até cinco páginas descrevendo a sua visão de futuro para o Instituto e o seu programa de gestão. A documentação deverá ser entregue em envelope lacrado na Secretaria do Conselho Superior do IPEN (Avenida Prof. Lineu Prestes, 2.242, Prédio da Administração, 4º. andar, Cidade Universitária, São Paulo/SP – CEP 05508-000).

  Orientarão a escolha dos três nomes a análise profunda dos currículos e das propostas apresentadas, além de apresentação oral aos representantes do Conselho Superior.

  Segundo o cronograma, em 04/11 serão realizadas as apresentações dos candidatos com suas propostas e a arguição por parte dos representantes do Conselho Superior do IPEN. Na mesma data, será elaborada a lista tríplice em ordem de prioridade para indicação e envio à CNEN e à USP. Com a anuência dessas instituições, a lista seguirá para a SDE para aprovação do governo do Estado de São Paulo.

   O atual ocupante do cargo poderá se candidatar novamente ao processo de busca.

   Documentos do processo: 

Ofício do Conselho Superior do IPEN
Cronograma
Procedimentos para a elaboração da lista tríplice de escolha do superintendente do IPEN

registrado em:
Fim do conteúdo da página